Você está visualizando atualmente VITRINE CULTURAL: Grupo de rap indígena de MS brilha no Rock in Rio
Brô Mc's do grupo de rap indígena no aeroporto de Campo Grande.

VITRINE CULTURAL: Grupo de rap indígena de MS brilha no Rock in Rio

Primeiro grupo de rap indígena do Brasil, com 13 anos de carreira, começará a realizar shows internacionais ainda neste ano

Brô Mc’s, primeiro  grupo de rap indígena do Brasil, originários de Mato Grosso do Sul e com integrantes do povo Guarani Kaiowá, irão cantar no Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo. O show do grupo acontece no sábado (03), no palco Sunset.

Na manhã de hoje (1º), o grupo embarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande rumo ao Rio de Janeiro. O Brô Mc’s possui como integrantes os indígenas Ch, Bruno Vn, Tio Creb e Kelvin Mbaretê. Eles residem nas aldeias Bororo e Jaguapiru, localizadas na região de Dourados, interior do Estado, a 235 quilômetros da Capital.

Diante das preparações para a participação de um evento assistido por pessoas de todo o mundo, o grupo destaca que é uma grande honra chegar em tal lugar, tendo a chance de representar os povos indígenas, destacando, por meio da arte, suas lutas diárias.

“A gente está lá não só como grupo, mas como comunidade indígena, que está com a gente, entendeu? É um jeito de levar e representar a nossa cultura, a nossa língua, a nossa origem”, ressaltaram.

Representatividade no grupo de rap indígena

Segundo o grupo, eles buscam, por meio da música, mostrar para pessoas não indígenas sua versão da história e realidade vivida.

“A gente vai estar levando a cultura indígena no evento tão grande assim representando o nosso estado. Então a gente vai estar representando todos os indígenas lá em cima e mostrando pra galera que o indígena pode estar em qualquer lugar demarcando espaço”, explicam.

Então, eles destacam que, aqui no Estado, ainda enfrentam muito preconceito, tanto por serem indígenas, quanto por cantarem rap.

Sobretudo, o grupo tem recebido mais atenção e reconhecimento fora de nosso Estado, local de origem deles.“Vamos estar no Rock in Rio e a gente vai estar quebrando essa corrente que existe no meio entre nós e o não indígena, para que possa quebrar esse preconceito que ainda existe né?”, destacam.

Por isso, o Brô Mc’s, é muito importante contar a história verdadeira sobre seus povos, por meio da música. “A gente espera que possa levar e mostrar para os não indígenas que o que eles estão fazendo é errado, entendeu? Negócio de racismo, preconceito. Indígena também pode chegar onde a gente está chegando agora”.

Por exemplo, a parceria com Xamã

O Brô Mc’s vai subir ao palco do Rock in Rio a convite de Xamã, o qual é rapper, cantor e ator brasileiro. Em 2022 se tornou o cantor brasileiro com mais ouvintes mensais no Spotify.

Eles explicam que essa parceria surgiu a partir do trabalho deles, que, inclusive, serviu de inspiração para a carreira de Xamã. O Brô Mc’s já tem uma carreira que está em andamento há 13 anos.

“Acho que aquela sementinha que a gente plantou lá há tempos atrás está dando resultado, né? É uma parada que eu acho que é o universo, nossa ancestralidade que está a nossa volta fazendo tudo acontecer naturalmente”, disseram.

Comunidade

Segundo o grupo, toda comunidade deles está na expectativa para participação deles. “A nossa família tá tipo totalmente feliz, né, com a gente, porque a gente vai tá lá tocando no Rock in Rio”.

“Eles querem ver na televisão e tal, tipo, vão assistir só um pedacinho porque a TV sempre mostra aos pedaços, né?”. Mesmo com as dificuldades para que possam acompanhar o show, eles sabem que a família estará com eles em todo o momento.

Origem

Das aldeias Jaguapiru e Bororo, que ficam na cidade de Dourados, eles misturam português e guarani para falar de seu cotidiano.

O grupo de rap, com quatro indígenas Guarani Kaiowá, precisou ignorar preconceitos de dentro e de fora da comunidade, por cantaram um estilo considerando, muitas vezes, inapropriado.

No Brasil, o rap ganhou força nos anos 1990, e seu nome é uma sigla para a expressão em inglês “Rhythm And Poetry”, o que traduzindo significa “Ritmo e Poesia”.

O rap costuma ser usado para expressar sentimentos e opiniões, bem como para defender ideais e lutas.

Rock in Rio

O Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina pela primeira vez em 1985. É reconhecido como um dos maiores festivais musicais do planeta. Foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome.

Fonte: correio do estado