Região será corredor de escoamento de commodities e grãos aos portos de Porto Murtinho e à Bioceânica
Três frentes de obras de pavimentação asfáltica em execução pelo Governo do Estado estão mudando o sistema viário nas regiões sudoeste e sul do Estado. Um ramal rodoviário está se integrando ao eixo logístico da Rota Bioceânica, em direção aos portos do Chile.
Ao mesmo tempo, também leva o desenvolvimento e cria novas rotas de escoamento da produção, encurtando distâncias entre as cidades de Guias Lopes da Laguna e Jardim com Antônio João e Ponta Porã.
De acordo com a secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra), o investimento é de R$ 260 milhões. Dessa forma, levará infraestrutura a uma das regiões de maior produção de grãos de MS, interligando por asfalto as rodovias MS-382, MS-166 e MS-270, totalizando mais de 113 quilômetros.
O tronco se interliga aos trevos com as BR-060 e BR-267, em Guia Lopes da Laguna e Jardim, e à MS-384, conforme cruza a fronteira com o Paraguai, de Caracol a Ponta Porã.
“São importantes investimentos em logística que dão competitividade aos produtores sul-mato-grossenses e encurta distâncias. A ampliação da malha pavimentada melhora as condições de produção de todos, do pequeno, médio e grande produtor. Assim como dos assentados, beneficiando uma região que será corredor de escoamento de commodities aos portos de Porto Murtinho e à Bioceânica”, afirma o governador Reinaldo Azambuja.
Caminhos de produção
A primeira etapa de pavimentação da MS-382, começa na ponte sobre o Rio Santo Antônio (Guia Lopes da Laguna), de 37,7 quilômetros. Já está no momento, com mais de 50% do serviço executado pela empresa Bandeirantes.
Até agora já foram concluídos 20 quilômetros de pavimento. Outros 10 quilômetros concentram homens e máquinas com trabalho de terraplenagem, com trechos de rochas que estão exigindo processo de detonação.
“São investimentos estratégicos associados ao novo momento de Mato Grosso do Sul, no qual estamos vendo uma mudança produtiva nessa região totalmente visível. Isso vai avançar cada vez mais, porque ao investir nessas rodovias estamos trazendo mais competitividade para MS. Este novo eixo interligando esses 113 quilômetros trará benefícios diretos não apenas à região como a todo o Estado”, ressalta o secretário Eduardo Riedel.
Assim também, o engenheiro responsável pela obra, Marlos Bernardi, informa que a empresa impôs um ritmo acelerado na execução. O objetivo é antecipar a conclusão do trecho, previsto para dezembro de 2022, em oito meses. “Estamos trabalhando com 250 operários durante os sete dias da semana”, disse.
A Bandeirantes ganhou a licitação do segundo trecho (até o entroncamento com a MS-166), de 39,5 quilômetros, e aguarda ordem de serviço da Agesul.
A partir da MS-166, mais duas frentes de obras estão em direções opostas entre o distrito Cabeceira do Apa e Copo Sujo. Isso totaliza 34 quilômetros que integrará as MS-382 e MS-270.
Na outra ponta da MS-166, no limite entre os municípios de Nioaque e Maracaju, o governador Reinaldo Azambuja autorizou a pavimentação de 37,5 quilômetros. Isto é, o trecho entre as BR-060 e BR-267, que beneficiará a região de produção agropecuária e usinas de álcool.