No momento, você está visualizando Google altera exibição de resultados e afeta métricas de SEO e toda a internet
Google altera exibição de resultados e afeta métricas de SEO. Especialistas indicam que a alteração pode ter sido uma medida para tornar os dados mais precisos. Foto: Reprodução/ Shutterstock

Google altera exibição de resultados e afeta métricas de SEO e toda a internet

As mudanças que o Google fez em seus resultados de busca afetaram diretamente as métricas de SEO e causaram reações adversas no meio digital

O Google realizou nas últimas semanas uma mudança significativa em seus resultados de busca, alterando a quantidade de resultados exibidos por página e impactando diretamente as métricas de SEO utilizadas por ferramentas de análise. A modificação, que retira o parâmetro ‘&num=100’ que permitia ver até 100 resultados por página na pesquisa, gerou distorções nos dados de rastreamento e causou reações na comunidade digital, que já vem sendo bastante impactada pelos resultados gerados por IA.

Especialistas indicam que a alteração pode ter sido uma medida para tornar os dados mais precisos. Mas também aumentou a dificuldade de acompanhamento de métricas por profissionais de SEO. A mudança silenciosa, mas impactante, afetou diretamente as ferramentas utilizadas por profissionais de SEO para rastrear e analisar o desempenho dos sites.

Como era e como ficou a visualização no Google?

Antes dessa alteração, era possível visualizar até 100 resultados por página. O que facilitava a análise de dados e ajudava ferramentas como SEMrush e Accuranker a medir a posição média dos sites. Contudo, com a mudança, o Google agora limita o número de resultados exibidos.

Essa modificação no algoritmo do Google dificultou a coleta de informações precisas sobre o desempenho de sites. Especialmente para aquelas empresas que dependem de grandes volumes de dados para ajustar suas estratégias de SEO. Os dados de impressões também passaram a ser mais restritos, o que alterou as métricas de engajamento e visibilidade.