No momento, você está visualizando Guarda Municipal de Dourados realiza 920 atendimentos somente em janeiro e reforça segurança
GM de Dourados avança na segurança do município. Equipe chegou ao dia 30 de janeiro com 920 atendimentos, comprovando sua importância Foto: PM Dourados

Guarda Municipal de Dourados realiza 920 atendimentos somente em janeiro e reforça segurança

GM de Dourados avança na segurança do município

A GM de Dourados chegou ao dia 30 de janeiro com 920 atendimentos somente em 2026, comprovando a importância da corporação para a garantia da segurança pública em todo município, bem como para a preservação do patrimônio municipal e da população. Com um efetivo composto por homens e mulheres comprometidos com o bem-estar da sociedade, a Guarda Municipal tem dado respostas rápidas às demandas que chegam à corporação.

Um exemplo clássico foi a rápida atuação da Guarda Municipal ao tomar conhecimento do furto de um aparelho de ar-condicionado de 24 mil BTUs, juntamente com os kits de instalação, de uma Unidade Básica de Saúde na Aldeia Jaguaripiru. O diretor-geral Jamil da Costa Matos acionou o Serviço de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil, repassou as informações e rapidamente o equipamento foi recuperado, em Itaporã, e o acusado pelo furto foi preso.

Ações da corporação

Do dia 1º de janeiro até o dia 30, a Guarda Municipal de Dourados realizou 105 abordagens e averiguações de pessoas em situação suspeitas, além de ter feito 51 ações de apoio, auxílios, escoltas e atendimentos comunitários. A corporação encaminhou ainda 32 ocorrências com finalização em Distrito Policial envolvendo furtos, roubos e vias de fato, bem como participou do cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão de objetos e de ter atuado em 8 ocorrências de dano, desacato, ameaça ou desobediência.

Os agentes também atuaram em 247 ações de fiscalização ambiental, patrimonial e operacional, além de terem realizado 27 fiscalizações, orientações e educação de trânsito. Destaque, ainda para a realização de 289 patrulhamentos preventivos em toda Dourados. “Nossa corporação desfruta de uma grande credibilidade julto à sociedade douradense, que sabe que ao chamar a Guarda Municipal será prontamente atendida”, ressalta Jamil Matos. Tanto que os agentes atuaram somente no mês de janeiro em 23 ocorrências de perturbação do trabalho ou do sossego alheio, além de terem dado 8 apoios ao sistema prisional e trabalhado em 3 ocorrências de suicídio e homicídio.

Maria da Penha

Um dos destaques da Guarda Municipal de Dourados em janeiro foi, primeiramente, a Patrulha Maria da Penha. Nesse sentido, realizou 109 atendimentos de medidas protetivas. Do mesmo modo, atuou contra violência doméstica em Dourados. Além disso, foi criada pela Lei Municipal nº 5335, ou seja, de 4 de abril de 2025. Ademais, atua com firmeza em denúncias e flagrantes, visto que refere-se à violência doméstica. Portanto, ocorre através da Central de Comunicações da GMD pelos telefones 153 e 199.

A patrulha Maria da Penha conta com ação direta de 13 servidores da Guarda Municipal e apoio de todos os demais servidores desta instituição. Atua em conjunto com o Promuse (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar (PM-MS), Ministério Público Estadual, Polícia Civil de MS, Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher e outros órgãos que tratam da mesma causa. Cada equipe contém três agentes da GMD, sendo um deles, obrigatoriamente, do sexo feminino. As equipes trabalham em plantão 24 horas.

A sede da Patrulha Maria da Penha está localizada na Praça Antônio João. Primeiramente, conta com uma servidora da Guarda Municipal. Nesse sentido, ela realiza triagem das vítimas de violência doméstica. Além disso, organiza documentos e cronograma de medidas protetivas. Do mesmo modo, realiza palestras e outras demandas das equipes de campo.

O atual diretor-geral da Guarda Municipal de Dourados, Jamil da Costa Matos, considera que a violência no ambiente familiar é grave. Portanto, a criação da Patrulha Maria da Penha auxilia na resolução desse problema. Assim, a principal beneficiária dos nossos serviços são as vitimas e suas famílias. Ele ressalta que “melhores resultados virão com trabalho de conscientização e união de todos os segmentos da sociedade”.

Fonte: PM Dourados