Veja detalhes sobre a liderança de Mato Grosso Sul na projeção nacional de crescimento em 2025
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, avalia como “sinalização consistente da percepção de que MS é a bola da vez em termos da atração de investimentos privados”, a projeção de crescimento anual de 4,2% do PIB (Produto Interno Bruto) sul-mato-grossense quase o dobro da média nacional. Estimada em 2,2%.
Para Gerson, este cenário, descrito na Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil, está lastreado em indicadores consolidados do crescimento do Estado que tem R$ 85 bilhões em investimentos privados contratados. “O ambiente de segurança jurídica, fruto da estabilidade institucional que atingimos e estamos preservando, combinada com a responsabilidade fiscal. Fundamental para garantir ao Governo capacidade de investimento com recursos próprios e captação de financiamento. Reforçam a competitividade a Mato Grosso do Sul”, destaca o presidente da Assembleia.
ALEMS: Gerson comemora liderança de MS na projeção nacional de crescimento em 2025, veja mais detalhes a seguir
Além dos mega investimentos de maturação mais demorada em andamento, como os das indústrias de celulose, Gerson lembra que o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) liberou mais de R$ 2,4 bilhões em linhas de crédito no ano passado. Desse modo, esse importante instrumento de fomento econômico destina-se a financiar projetos empresariais e rurais na região Centro-Oeste do Brasil.
“Estamos a caminho da plena agro industrialização que agrega valor a nossa produção primário, geram emprego e renda. Consolidando novas cadeias produtivas, abrindo o leque para a suinocultura, piscicultura em escala empresarial, produção de etanol a partir do milho. A produção de laranja vai dinamizar a economia de cidades onde as condições de solo não são adequadas para a produção de soja e milho”, descreve Gerson.
“O presidente da Assembleia lembrou que os empresários só investem quando vislumbram um retorno e reforçou seu otimismo com o momento econômico. Citando o aumento de 10,34% no número de novas empresas abertas em Mato Grosso do Sul em 2024, totalizando 11.164. Contudo, o resultado é recorde na série histórica da Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul. No entanto, a inauguração da maior fábrica de celular em linha única do mundo, empreendimento da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, no ano passado, gerou quase 30 mil novos empregos.
Cenário nacional
Por fim, além de Mato Grosso do Sul, o Rio Grande do Sul também se destaca, com projeção de crescimento de 4,0% para 2025. Contudo, no Centro-Oeste, Goiás (3,7%) e Mato Grosso (3,3%) aparecem entre os estados com maior crescimento, impulsionados pelo agronegócio e atividades industriais.
Fonte: ALEMS