Gerson Claro promove Rota Bioceânica em missão oficial na Ásia
O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), está em missão oficial à Ásia ao lado da comitiva do Governo do Estado. A viagem, que inclui compromissos na Índia, Japão e Singapura até a próxima semana, tem como foco a promoção econômica do Estado, atração de investimentos e divulgação do potencial estratégico da Rota Bioceânica, um novo corredor que liga o Brasil ao Pacífico por meio de portos chilenos.
A primeira parada da delegação foi na Índia, país que hoje lidera o ranking populacional mundial
A princípio, Gerson Claro e seu grupo já participaram de reuniões com autoridades. Além disso, eles se reuniram com representantes do setor produtivo. Principalmente, destacaram as vantagens logísticas da Rota Bioceânica. Ela é capaz de reduzir em até 25% o tempo de transporte de mercadorias entre a América do Sul e a Ásia. Assim também, a rota diminui custos operacionais.
De acordo com o presidente da Alems, a presença do Legislativo é um passo importante. Primordialmente, para consolidar políticas públicas com alcance global. Em suma, Gerson Claro afirmou: “O Mato Grosso do Sul se posiciona como protagonista nesse novo cenário global, e a presença do Parlamento estadual em uma missão como essa é fundamental para garantir a construção de uma política de desenvolvimento duradoura, com base em parcerias internacionais sólidas.”
Apresentação da Rota Bioceânica
Adicionalmente, durante a visita a Mumbai, a delegação apresentou a Rota Bioceânica a grandes corporações. Por exemplo, a Mahindra. Aliás, a Mahindra é uma das líderes mundiais na fabricação de tratores e portanto, também de equipamentos agrícolas.
A proposta despertou interesse imediato dos empresários, que enxergam na rota um canal logístico estratégico para facilitar o comércio com a América do Sul.
Além do presidente da Assembleia, também integram a comitiva o governador Eduardo Riedel, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck, o superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice da Famasul, Maurício Saito, e o diretor de Relações Internacionais da Fiems, Aurélio Rolim.
A missão segue nos próximos dias com encontros e agendas voltadas ao fortalecimento de relações institucionais e comerciais, reforçando o papel de Mato Grosso do Sul como elo entre o Brasil e o mercado asiático.
Fonte: ALEMS