Gerson Claro do PP é eleito presidente da Assembleia Legislativa de MS; conheça a nova Mesa Diretora
O deputado Gerson Claro (PP) foi eleito presidente da Alems logo após a cerimônia de posse. Apenas o adversário dele para o cargo, com candidatura avulsa, Rafael Tavares (PRTB), votou contrário ao progressista que recebeu 23 votos.
Renato Câmara (MDB), Zé Teixeira (PSDB), Mara Caseiro (MDB), Paulo Corrêa (PSDB), Pedro Kemp (PT), Lucas de Lima (PDT) são os novos integrantes da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.
Formação da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024:
- Presidente: Gerson Claro (PP)
- 1º vice-presidente: Renato Câmara (MDB)
- 2º vice-presidente: Zé Teixeira (PSDB)
- 3º vice-presidente: Mara Caseiro (PSDB)
- 1º secretário: Paulo Corrêa (PSDB)
- 2º secretário: Pedro Kemp (PT)
- 3º secretário: Lucas de Lima (PDT)
Durante a eleição, três parlamentares apresentaram candidaturas individuais para os cargos de presidente, 1º secretário e 2º secretário, respectivamente, os deputados Rafael Tavares (PRTB), João Henrique (PL) e Coronel David (PL).
A candidatura de Coronel David recebeu oito votos, a de João Henrique cinco votos e Rafael Tavares um voto.
A eleição foi presidida pelo deputado Paulo Corrêa, que esteve no cargo de presidente da Casa de Leis pelos últimos quatro anos. “Agradeço pelo honra de presidir essa Casa de Leis por dois biênios. Tudo que fizemos não seria possível sem a participação dos Poderes”, disse emocionado em seu último discurso como presidente.
Em seu primeiro pronunciamento como presidente da Casa de Leis, Gerson Claro destacou sua gratidão à família, amigos, políticos e militantes e disse que seu mandato será marcado pelo bom senso e diálogo propositivo.
Pronunciamento de Gerson Claro Alems
“Inicio com disposição redobrada para estar à altura do comando deste Parlamento e dos anseios e desafios da população. Com o compromisso inegociável com a democracia. Espero que este Plenário acolha as demandas do povo, para elevar o nível de qualidade de vida da nossa população”, discursou o novo presidente.
A deputada estadual mais votada nas eleições de 2022, Mara Caseiro, usou a tribuna para pedir que os parlamentares lutem pelo fim da violência. A deputada citou o caso de violência registrado no dia 26 de janeiro em Campo Grande, que terminou na morte da menina Sophia Jesus Ocampo, de 2 anos.
“Precisamos lutar por um Mato Grosso do Sul cada vez mais forte e que preze pela vida. Vimos na semana passada a violência que a pequena Sophia sofreu e perdeu sua vida. Por isso temos que estabelecer políticas públicas para evitar esse tipo de violência contra as nossas crianças e adolescentes”.
Fonte: alems