Geralmente, ocorrem devido as ligações clandestinas, vazamentos visíveis e invisíveis, entre outros
Desde janeiro a Regional da Sanesul de Coxim (MS) tem intensificado o trabalho de combate as perdas de água nos 8 municípios e 6 distritos correspondentes a Regional. Objetivo é reduzir as perdas de água tratada
A Sanesul, nesse sentido, possui projetos específicos para reduzir cada vez mais as perdas. Geralmente, ocorrem devido as ligações clandestinas, vazamentos visíveis e invisíveis, entre outros.
Para a realização desse trabalho, as equipes utilizam equipamentos que detectam o vazamento, como geofone, manômetro e haste de escuta. Até o momento o trabalho já foi realizado com mais intensidade nas cidades de Coxim, Camapuã e Rio Negro.
Equipes têm conseguido reduzir consideravelmente essas perdas de água
Nos municípios que já foram feitos os trabalhos, as equipes têm conseguido reduzir consideravelmente essas perdas de água. Em Coxim, por exemplo, o índice de perda por ligação era de 181 litros e agora esse número baixou para 151 litros, ou seja, 30 litros há menos em cada ligação. Na unidade de Rio Negro reduziu de 219 litros para um índice de 188 e em Camapuã com um resultado de 239 litros para 195.”
De acordo com o Engenheiro Civil e Coordenador Técnico II da Regional de Coxim, Rodrigo Pereira Rodrigues, o trabalho tem mostrado resultados positivos. “Esse trabalho está sendo realizado massivamente na região. Estamos fazendo um mutirão com equipes, redirecionando para as unidades, fazendo pesquisas de vazamentos durante a noite. E, dessa maneira, usando os equipamentos tecnológicos que nos auxiliam para a realização desse serviço e tudo isso tem trazido um ótimo resultado para a Regional.”
Novo Marco do Saneamento Legal
Outra razão muito forte para intensificar esse trabalho é o Novo Marco do Saneamento Legal, que estabelece, portanto, metas para todas as concessionárias de água. “Se essas metas não atingidas, corremos o risco de sofrermos sanções. E, pra que isso não aconteça a gente está um passo há frente. Trabalhando-se, portanto, bastante para atingir as metas acima das estipuladas pelo Governo Federal”, explicou Rodrigo.
Agora para o segundo semestre, o trabalho de combate as perdas de água terá continuidade nas cidades de Rio Verde, Pedro Gomes, Sonora, Alcinópolis e Figueirão.
Trocas de Rede e Padronização de Ramais
A Sanesul também tem como meta a padronização da rede de abastecimento de água e ligações, ou seja, a substituição da rede antiga por uma rede nova e a padronização de ramais.
Como um projeto estratégico e de modernização, o objetivo dessas obras é melhorar o sistema de abastecimento de água. E, ainda, facilitar o trabalho de manutenção no futuro. “Os ramais antigos, dessa maneira, apresentam muitos vazamentos e com o ramal novo não irão ter problemas nos próximos 5 há 10 anos. Tudo isso são obras de infraestrutura, são melhorias que causam um pouco de transtorno, mas trazem grandes benefícios a longo prazo e qualidade de vida para a população”, conclui.
Fazem parte da Gerência Regional Norte da Sanesul os municípios de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Figueirão, Rio Verde, Rio Negro e Camapuã.