Game valoriza diversidade cultural de MS
A união entre Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Senac Hub Academy resultou na criação do game “Economia Quativa”, uma experiência interativa que leva o público a conhecer, de forma lúdica e digital, a diversidade cultural, turística e criativa de MS. O jogo já está disponível no site oficial da Setesc, na aba MS+Criativo.
Desenvolvido por alunos do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais do Senac Hub Academy, o projeto nasceu a partir de uma proposta da Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas da Setesc, com o objetivo de aproximar jovens talentos da área tecnológica das manifestações culturais e econômicas que fortalecem a identidade sul-mato-grossense.
Uma viagem digital pela cultura de MS
No game, o jogador embarca em uma jornada inspirada no Trem do Pantanal. Assim sendo, ele é conduzido por um simpático quati. Este personagem simboliza a fauna e o espírito acolhedor do estado. Ao longo do trajeto, o usuário visita cidades e cenários emblemáticos de Mato Grosso do Sul. A saber, ele conhece Campo Grande, Bonito e Corumbá. Além disso, Dourados e Três Lagoas estão inclusas. O jogador também descobre expressões artísticas, festas populares e pontos turísticos.
A proposta é mostrar, de forma interativa e educativa, como a economia criativa se manifesta. Isto é, ela está presente no cotidiano das pessoas. Consequentemente, a economia criativa integra cultura, turismo e arte. Analogamente, ela une gastronomia e inovação.
Tecnologia como aliada da cultura
“O game Economia Quativa é um exemplo. Isto é, ele mostra como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada da cultura.” Assim sendo, aproximar talentos criativos das instituições de ensino e das políticas públicas da Setesc gera resultados. Consequentemente, eles inspiram e educam. “Este jogo é uma vitrine do que Mato Grosso do Sul tem de melhor”, destaca Marcelo Miranda. Ele é o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.
Para a superintendente estadual de Economia Criativa, Luciana Azambuja, o game é mais do que um produto digital. Ou seja, ele nasceu de uma visão. Analogamente, essa visão trata de como a cultura pode adquirir novas formas.
“Propomos ao Senac a ideia de criar um game capaz de transmitir as riquezas e singularidades do nosso estado.” Portanto, ele destaca, de forma envolvente, a economia criativa de Mato Grosso do Sul. O projeto segue a tendência de inovação através da gamificação. Nesse sentido, os alunos desenvolveram narrativas, personagens e cenários. Tais elementos são inspirados em nossas tradições e manifestações culturais. Em suma, parcerias como essa são fundamentais. Desse modo, elas valorizam e divulgam nossa cultura por meio da tecnologia”, enfatiza a superintendente.
Aprendizado, tecnologia e valorização cultural
Durante o processo de criação, os estudantes vivenciaram todas as etapas do desenvolvimento de um jogo: concepção de roteiro, criação de personagens, design de cenários, programação e testes. O trabalho também envolveu pesquisas de campo, garantindo autenticidade às referências regionais e fortalecendo o olhar dos alunos sobre a importância da cultura local.
O game já pode ser acessado de forma gratuita no portal institucional da Setesc, na seção MS+Criativo. A página apresenta informações sobre o projeto e o link direto para jogar online.
Serviço
O lançamento oficial do “Economia Quativa” acontecerá durante o seminário “Conexões Criativas: Fortalecendo a Economia Criativa em Mato Grosso do Sul”, no dia 5 de novembro, das 8h às 12h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande.
Fonte: Secom/Gov.br