Inauguração em novembro: uma das ações do abrigo será o cadastramento de animais perdidos, animais para adoção e animais adotados
A prefeita Rhaiza Matos vistoriou o futuro abrigo de cães e gatos que está sendo implantado pela Administração Municipal. A sede administrativa do órgão foi instalada em prédio situado no interior do Parque de Exposições “Tatsuo Suekane”.
O gerente do Núcleo de Vigilância Sanitária explicou detalhes da instalação do abrigo.
“Esta sede possui uma sala de recepção, sala de apoio aos servidores e um ambulatório veterinário para atendimento de animais direcionados pela ONG Mãos e Patas, e animais encaminhados por pessoas cadastradas na Assistência Social”, explicou o veterinário José Mário Fernandes.
Ações do futuro abrigo de cães e gatos
Uma das ações do abrigo será o cadastramento de animais perdidos, animais para adoção e animais adotados. “Para este e outros atendimentos, contamos com quatro servidores municipais, uma recepcionista, dois peões para recolhimento de animais das vias públicas, e um servidor que estará atendendo as denúncias de maus tratos, dirigindo a ambulância animal para as ações de zoonoses e visitas em residências”, informou o gerente da Visa.
Durante a visita, Rhaiza Matos confirmou que a inauguração da sede administrativa do abrigo de cães e gatos será na segunda quinzena do mês de novembro, em data a ser agendada. “A implantação deste abrigo é uma meta de nossa Administração. O projeto está se tornando realidade, sobretudo, com pessoas capacitadas e comprometidas com a proteção, tratamento e cuidado de animais domésticos”, observou a prefeita de Naviraí.
Fase de aquisição
Está em fase de aquisição por parte de nossa Administração, um castramóvel que será direcionado para o abrigo de cães e gatos. Este castramóvel conta com emenda do deputado estadual Márcio Fernandes, e será outro avanço para a castração itinerante de cães e gatos, sendo mais uma ação de proteção e cuidado com nossos pets”, observou Rhaiza Matos.
Desde Janeiro deste ano, a implantação do Abrigo de Animais, vem sendo discutida e feitas as tratativas necessárias. Em parceria com uma ONG, o local tem uma área construída de 601,47m2 e a construir 55,54m2. Será em um barracão existente no Parque de Exposições e que só funcionava uma vez por ano e para ser reaproveitado, foi apontado como ideal para o projeto.