No momento, você está visualizando Recesso administrativo altera funcionamento da Funtrab em MS; confira
A Funtrab divulga calendário de recesso em MS. Durante os dias de fechamento, trabalhadores podem consultar aplicativo Foto: Reprodução

Recesso administrativo altera funcionamento da Funtrab em MS; confira

Funtrab divulga calendário de recesso em MS

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) divulgou o calendário de suspensão de atendimentos na Capital e no interior do Estado durante o recesso administrativo de fim de ano, conforme decreto do Governo de MS que define feriados e pontos facultativos de 2025 e 2026.

Em Campo Grande, a sede da Funtrab não terá atendimento ao público nos dias 31 de dezembro de 2025 e 1º e 2 de janeiro de 2026.

As unidades da Rede Fácil localizadas nos bairros Aero Rancho e Bosque dos Ipês terão um período maior de suspensão. Os locais já estão sem atendimentos desde o dia 22 de dezembro e seguem fechados até 4 de janeiro de 2026. A unidade Fácil Guaicurus segue com os atendimentos temporariamente suspensos por tempo indeterminado, sem previsão de retomada.

Durante os dias de fechamento, a Funtrab orienta que trabalhadores utilizem o aplicativo Carteira de Trabalho Digital para consultar vagas de emprego e acessar serviços relacionados ao Seguro-Desemprego.

Interior do estado

No interior, a Funtrab informou que as 34 Casas do Trabalhador terão, conforme os decretos municipais, datas de fechamento e retorno variadas. Além disso, as medidas seguem determinações publicadas pelas prefeituras de cada município. Em geral, a suspensão dos atendimentos começou entre os dias 15 e 24 de dezembro de 2025.

A retomada, por sua vez, está prevista entre 4 e 31 de janeiro de 2026. Entre os municípios com maior período de interrupção estão Mundo Novo e Sonora. Nesses locais, as atividades foram suspensas no último dia 19 de dezembro e seguem fechadas até 18 de janeiro. Em Itaquirai, o retorno está previsto apenas para o dia 31 de janeiro.

Já cidades como Aquidauana, Eldorado, Ivinhema, Miranda e Nova Alvorada do Sul retomam o atendimento a partir de 11 de janeiro de 2026. Em polos regionais como Dourados, Corumbá, Maracaju e outros municípios, o retorno está programado para 5 de janeiro.

A Funtrab reforça que, durante o período de fechamento das Casas do Trabalhador, os serviços digitais continuam disponíveis por meio da Carteira de Trabalho Digital, acessível para smartphones com sistemas Android e iOS.

Vagas abertas em 2026

Mesmo com o recesso, o mercado de trabalho inicia 2026 aquecido em Mato Grosso do Sul. Além disso, no primeiro dia útil do ano, em 5 de janeiro, a Funtrab disponibiliza 2.990 vagas de emprego em todo o estado. Dentre elas, 563 estão em Campo Grande. As oportunidades contemplam diferentes níveis de escolaridade, bem como várias áreas de atuação, como comércio, serviços, indústria e setor administrativo.

As funções com maior número de vagas incluem atendente de lanchonete, costureira e auxiliar de linha de produção. Além disso, destacam-se servente de limpeza, açougueiro e mecânico. Há ainda 10 vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs), bem como uma oportunidade de estágio destinada a estudantes do ensino médio ou superior.

Na Capital, o atendimento aos candidatos ocorre, principalmente, na sede da Funtrab, localizada na Rua 13 de Maio, nº 2.773, no Centro, das 7h30 às 17h. Além disso, para concorrer às vagas ou solicitar o Seguro-Desemprego, é necessário apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho.

A lista completa de oportunidades pode ser consultada, ainda, no site oficial da Funtrab, bem como nas Casas do Trabalhador do interior. A fundação destaca, por fim, que as vagas são rotativas e podem ser preenchidas a qualquer momento, sem aviso prévio.

Fonte: Funtrab