Funsat abrirá inscrições para o “Primt Itinerante”
A partir da próxima segunda-feira (19), a Funsat (Fundação Social do Trabalho) abrirá inscrições para o “Primt Itinerante” (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho). A princípio, a iniciativa vai percorrer todas as regiões de Campo Grande, a fim de registrar novas candidaturas de Cadastro Reserva do programa.
Além disso, a previsão é de ao menos 200 convocações no mês de fevereiro, bem como novas chamadas previstas ao longo do primeiro semestre de 2026. Portanto, o projeto busca ampliar as oportunidades de inserção profissional no município, sobretudo, para quem deseja retornar ao mercado de trabalho.
Conforme a Prefeitura de Campo Grande, a expectativa da Diretoria Social, Profissional e de Empreendedorismo da pasta é atender cerca de 600 pessoas. Assim, a cada dia de atendimento do “Primt Itinerante”, nos oito polos onde haverá inscrições, serão distribuídas 60 senhas, entre 7h e 9h.
Antes de tudo, para validar a candidatura e, consequentemente, ingressar no cadastro reserva, é necessário que o trabalhador esteja há mais de seis meses sem registro formal em carteira. Além disso, deve ter se desligado do programa nesse mesmo período. Assim, garante o cumprimento das exigências estabelecidas pela Funsat, bem como a transparência do processo seletivo.
Sobre o Primt Itinerante
Acima de tudo, o “Primt Itinerante” simboliza compromisso e inclusão. Afinal, impulsiona histórias, transforma trajetórias e fortalece vínculos com a cidadania. Assim, promove o reconhecimento do trabalho como valor social. Além disso, estimula a autonomia dos participantes e reforça a importância da qualificação profissional. Sobretudo, evidencia o papel da Funsat na construção de oportunidades reais.
Nesse sentido, o programa amplia horizontes, ao mesmo tempo em que valoriza o esforço de quem busca recomeçar. Por outro lado, cria redes de apoio entre instituições e trabalhadores, favorecendo o desenvolvimento econômico e o equilíbrio social de Campo Grande. Portanto, investir em políticas públicas de empregabilidade representa acreditar no potencial humano. Enfim, o Primt Itinerante segue como exemplo de gestão comprometida e atuação comunitária eficaz. Em suma, inspira confiança, mobiliza pessoas e reafirma a dignidade do trabalho como caminho de transformação coletiva.
Critérios e documentação necessária
- Registro Geral (RG);
- Carteira de Trabalho (CTPS física ou digital);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Certidão de nascimento ou RG e CPF dos filhos, dependentes e agregados;
- Comprovante ou declaração de escolaridade;
- Certificado militar, quando couber;
- Cadastro Único (CadÚnico) atualizado.
O atendimento da Funsat nos locais segue até as 12h, conforme as datas previstas no cronograma do programa. Assim, será aplicado em duas semanas.
Confira o cronograma
Segunda-feira (19 janeiro)/ terça-feira (20 de janeiro)
- Cras Canguru
- Rua dos Topógrafos, 1.175, Jardim Canguru
Quarta-feira (21 de janeiro)
- Rancho Cras Aero
- Rua Globo de Ouro, 860, Jardim Aero Rancho
Quinta-feira (22 de janeiro)
- Funsat-Polo Moreninhas
- Rua Anacá, 699, Moreninha III
Sexta-feira (23 de janeiro)
- Cras Moema
- Rua Querubina García Nogueira, s/n – Conj. Res. Recanto dos Rouxinóis.
Segunda semana
Segunda-feira (26 de janeiro)
- Cras Noroeste
- Rua Barbacena, s/n, Jardim Noroeste
Terça-feira (27 de janeiro) / quarta-feira (28 de janeiro)
- Cras Vila Popular
- Rua Marçal de Souza, 25, Vila Popular
Quinta-feira (29 de janeiro)
- Cras São Conrado
- Rua Livino Godói, 777, Jd. São Conrado
Sexta-feira (30 de janeiro)
- Cras Estrela do Sul
- Rua Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n, Conj. Estrela do Sul.
Fonte: Funsat





