Frente fria traz mudanças no clima em MS
A segunda-feira (6) começou com alerta de baixa umidade em MS, mas a previsão aponta mudanças no clima ao longo do dia em diversas regiões do Estado. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS), o avanço de uma nova frente fria deve trazer aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas e tempestades com rajadas de vento e raios em áreas isoladas, especialmente nas regiões centro-sul, sudoeste e oeste.
Em Campo Grande, no entanto, a chuva deve ficar para depois. A capital sul-mato-grossense enfrenta mais um dia de forte calor e tempo seco, com mínimas de 22°C e máximas que podem chegar a 40°C — a última grande alta antes da esperada queda de temperatura prevista para o restante da semana.
Durante o dia, o sol predomina na cidade, com aumento de nuvens à tarde e muitas nuvens à noite, mas sem chance de chuva, conforme o Cemtec. A umidade relativa do ar deve continuar em níveis críticos, exigindo atenção redobrada à hidratação e à exposição ao sol.
Calor extremo em outras regiões
Enquanto a capital tenta resistir ao calor, o clima também será escaldante em outras partes do Estado. Em Corumbá, os termômetros podem alcançar 42°C, com umidade chegando a apenas 10%, caracterizando risco de incêndios e desconforto térmico elevado.
Na Grande Dourados e nas regiões Sul e Cone Sul, as temperaturas variam entre 20°C e 35°C, com maior chance de instabilidade à medida que a frente fria avança.
No extremo-sul, em Iguatemi, a previsão é semelhante à da Capital, com máxima de 39°C. Já no norte do Estado, em Sonora, o tempo segue claro e seco, também com previsão de até 42°C e umidade de 10%.
Em Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, o tempo firme se mantém até esta segunda-feira (6). Contudo, ocorre uma reviravolta climática na terça-feira, dia 7. Nesse sentido, são esperadas pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
No leste de Mato Grosso do Sul, Cassilândia começa a semana sob céu limpo e calor crescente, com tendência de elevação da temperatura até terça.
Queda de temperatura à vista
De acordo com o Cemtec, o avanço do sistema frontal trará alívio térmico gradual a partir de terça-feira. Assim, haverá queda nas temperaturas em boa parte do Estado. “As mínimas podem atingir valores próximos de 10°C a 12°C, principalmente na região sul”, informou o órgão.
Enquanto isso, Campo Grande segue nesta segunda sob o domínio do calor intenso — um último suspiro de verão antes da esperada virada no tempo.
Fonte: Cemtec-MS