Frente fria chega a Campo Grande no final de semana
Está prevista a chegada de uma frente fria em Campo Grande neste final de semana. Porém, o calor extremo continua predominando em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (24), onde as temperaturas variam entre 21°C e 36°C, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). A umidade relativa do ar permanece baixa, entre 15% e 30%, configurando alerta para tempo seco. Ventos de leste podem atingir rajadas acima de 60 km/h.
O clima quente e seco é resultado da presença de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens de chuva. Ao longo do dia, o sol predomina com algumas nuvens, e à noite o céu permanece encoberto, mas sem expectativa de chuva.
Mudança no fim de semana
A partir do sábado, o tempo começa a mudar. A princípio, isso ocorre com a aproximação de uma frente fria. Ela interage com o calor e a umidade vindos do norte do país.
Nas regiões pantaneira, sudoeste e sul, há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Apesar disso, algumas áreas podem registrar tempestades isoladas, raios e ventos fortes. Além disso, há risco de granizo. Ainda assim, as máximas podem chegar a 41°C em alguns pontos.
No domingo e na segunda-feira, a frente fria avança sobre o estado. Em seguida, provoca chuvas moderadas a fortes em grande parte do território. Principalmente nas regiões centro-sul e cone-sul, os acumulados podem ultrapassar 30 mm em 24 horas.
Campo Grande
Em Campo Grande, a previsão indica chuva e ventos fortes. Então, as temperaturas devem cair, variando entre 21°C e 28°C. Assim, o clima traz alívio após o calor intenso dos últimos dias.
Enquanto o Pantanal e o sudoeste ainda registram máximas de até 31°C, o leste e o norte devem manter calor mais intenso. Em outras palavras, essas regiões podem atingir picos de até 35°C.
A população, por sua vez, é orientada a se hidratar constantemente. Além disso, deve evitar exposição prolongada ao sol e à baixa umidade nesta sexta-feira. Por fim, é importante se preparar para os ventos fortes e as chuvas que chegam com a frente fria no fim de semana.
Fonte: Cemtec




