Todo mês de maio a cidade de Cannes, na Riviera Francesa, vira o local mais importante do mundo para a indústria cinematográfica pelos menos por alguns dias
O Festival de Cinema de Cannes, um dos mais importantes eventos do gênero, trazendo dezenas de filmes, polêmicas e muitas estrelas, em um desfile de alta moda no tapete vermelho.
Assim, em sua 76ª edição, o festival promete: já começou com um filme de abertura com o controverso Johnny Depp, dirigido por uma cineasta que também divide opiniões; vai ter a estreia mundial do quinto e último filme da franquia Indiana Jones; e tem um diretor brasileiro, Karim Aïnouz (de A Vida Invisível). Concorrendo à Palma de Ouro; e muito mais. Confira:
O que é o Festival de Cinema de Cannes?
O Festival de Cinema de Cannes foi criado em 1946 pelo governo francês, mas a ideia era que ele existisse bem antes: ele foi proposto antes da Segunda Guerra Mundial como uma alternativa ao Festival de Cinema de Veneza, então uma mostra, que sofria ingerência do governo fascista de Benito Mussolini.
Aliás, Cannes é considerado parte dos cinco grandes festivais de cinema do mundo, ao lado de Veneza (Itália), do Festival de Berlim (Alemanha), do Festival de Toronto (Canadá) e do Festival de Cinema de Sundance Park (EUA). No entanto, o festival é apenas para convidados e acontece paralelamente ao Marché du Filme (Mercado do Filme), onde são apresentadas cerca de 4 mil produções audiovisuais e discutidas oportunidades de negócios, como financiamento, distribuição e co-produções;
Quando acontece?
O Festival de Cinema de Cannes de 2023 acontece entre os dias 16 e 27 de maio.
O que é a palma de ouro?
A Palma de Ouro (Palme D’Or em francês) é o maior prêmio do festival. Sendo assim, ela é entregue ao melhor filme do evento, eleito por um júri composto por profissionais do mundo inteiro. Este ano 21 filmes concorrem à Palma de Ouro, sendo sete deles dirigidos por mulheres. No entanto, o ‘segundo lugar’ ganha uma prêmio simbólico, o Grand Prix du Juri.
Além disso, Michael Douglas, que é o grande homenageado deste ano, já recebeu a Palma de Ouro por sua contribuição ao cinema.
Há outras categorias?
Sim, o festival tem várias mostras oficiais, como a Un Certain Regard, com roteiros diferentes, e a de curta-metragens. Aliás, há ainda eventos paralelos, destinados a outros aspectos do cinema, além de muitos filmes que apenas fazer sua estreia mundial ali.
O Brasil está competindo?
Sim! O Brasil tem um total de quatro produções em Cannes: Firebrand, do diretor cearense Karim Aïnouz, com Alicia Vikander e Jude Law, está na competição principal, concorrendo à Palma de Ouro. O filme inglês, primeiro internacional de Aïnouz, gira em torno de Katherine Parr, a sexta e última esposa do rei Henrique VIII. A Flor do Buriti, dirigido pela brasileira Renée Nader Messora e pelo português João Salaviza, feito na Terra Indígena Krahô, foi selecionado para a Un Certain Regard, a segunda mostra competitiva de Cannes. Assim, o longa mostra a luta pela terra na comunidade da aldeia Pedra Branca, no norte do Tocantins.
Retratos Fantasmas, novo filme de Kleber Mendonça Filho (de Bacurau e Aquarius), fará sua estreia no festival, em uma sessão especial, fora da competição. Portanto, o documentário aborda o centro do Recife, em Pernambuco, e seus cinemas de rua. Solos, curta-metragem do paulista Pedro Vargas, faz sua estreia mundial na mostra La Cinef, voltada para filmes universitários.
O Brasil já ganhou no Festival de Cinema em Cannes?
Já! O Cangaceiro, de Lima Barreto, venceu como Filme de Aventura, uma categoria já extinta, em 1953. O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, baseado na obra de Dias Gomes, levou a Palma de Ouro em 1962, sendo o único filme brasileiro que alcançou o maior prestígio do festival. O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro deu a Glauber Rocha o prêmio de Melhor Diretor em 1969.
Já em 1986, Fernanda Torres venceu como Melhor Atriz por Eu Sei Que Vou Te Amar, de Arnaldo Jabor. Assim, em 2009, Sandra Coverloni repetiu o feito e eleita Melhor Atriz por Linha de Passe, de Valter Salles e Daniela Thomas. Por fim, em 2019 Bacurau levou o Grand Prix do Júri.
Quais os filmes mais aguardados no Festival de Cinema em Cannes 2023?
Na competição principal, há Asteroid City, de Wes Anderson, com elenco de estrelas como Margot Robbie, Tilda Swinton e Tom Hanks; The Old Oak, do cineasta britânico inglês Ken Loach, de 86 anos, e Perfect Days, de Win Wenders – além, claro de Firebrand.
Fonte: revistaquem