No momento, você está visualizando Vigilância da fronteira e redução dos índices de criminalidade estão entre as metas da Sejusp para 2026
Foco em vigilância na fronteira é o objetivo da Sejusp. Tornar o Estado mais seguro ao cidadão é um dos pilares do Governo para 2026 Foto: Secom/Gov.br

Vigilância da fronteira e redução dos índices de criminalidade estão entre as metas da Sejusp para 2026

Foco em vigilância na fronteira é o objetivo da Sejusp

Foco em maior vigilância na fronteira e em mais ações para reduzir os índices de criminalidade são os objetivos da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Assim, pretende-se tornar o Estado de MS mais seguro e com melhor qualidade de vida ao cidadão. Este é um dos pilares do Governo do Estado para 2026.

A apresentação dos projetos e metas da pasta ao governador Eduardo Riedel ocorreu (9), quando houve a assinatura do documento no programa Contrato de Gestão 2026.

“Tivemos uma reunião muito produtiva, já planejando as ações que vamos realizar em 2026. São grandes entregas previstas entre elas o aumento do número de viaturas para o policiamento preventivo, assim como ações na região de fronteira, onde nós temos uma grande preocupação”, destacou o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.

Ele destacou que estas ações visam reduzir cada vez mais os índices de criminalidade do estado, que hoje são referências no âmbito nacional. “Para isto não vamos só observar as prioridades nos investimentos em áreas mais críticas, mas também em diversos setores, com a busca por celeridade nas entregas”.

Outro ponto importante do contrato é, sobretudo, ampliar a emissão das carteiras de identidade em diferentes locais. Assim, o serviço alcança assentamentos, aldeias e comunidades mais distantes. “Buscamos atingir o maior volume de pessoas atendidas com as novas cédulas, de forma gratuita”.

Além disso, houve menção do trabalho realizado nas unidades prisionais. “O foco é, sobretudo, garantir estruturas adequadas e aumentar, cada vez mais, o número de pessoas encarceradas estudando e trabalhando, para conseguirem, portanto, uma mudança de vida”, explicou Videira.

Detran-MS

Integrante da Sejusp, o Detran-MS (Departamento Estadual do Trânsito de MS) também apresentou seus projetos e metas para o ano. Houve apresentação de três pontos principais ao governador.

“Entre eles está a reforma e ampliação das agências, implantar sinalização em mais de 20 municípios e a instalação de novos totens e autoatendimentos. Eles são importantes e positivos para população, tanto na área digital, como no bom atendimento ao cidadão”, descreveu o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade Júnior.

Referência nacional no serviço digital, o Detran vai, portanto, continuar expandindo essas ferramentas à população. “Acredito que, a cada dia, devemos trazer novidades boas na área digital, ampliando, assim, o alcance e o atendimento. Além disso, vamos fortalecer os serviços de comunicação, informando o cidadão antecipadamente sobre o licenciamento e o vencimento da carteira de habilitação. Portanto, vamos trabalhar muito nesse sentido”, explicou Rudel Trindade.

O Contrato de Gestão é um programa de sucesso nacional, com 11 anos de história. Ele define os projetos e metas de cada secretaria para o ano. O objetivo são propostas inovadoras que melhorarão os serviços públicos, com resultados diretos na vida do cidadão.

Fonte: Secom/Gov.br