Tendência que vem crescendo desde a pandemia, a natureza dentro de casa deve ganhar novos patamares no próximo ano, com mais “cantinhos verdes” no lar
Para 2024, segundo a especialista, vale ficar de olho nas paletas de cores fortes, trazendo uma atmosfera que melhora o humor.
“Internamente, as instalações como os ‘cantos verdes’ integram plantas e flores para aumentar a transversalidade e diminuir a diferença entre interior e exterior. Neste sentido, veremos bastante plantas com flores em formas aparentemente inspiradas em criaturas extraterrestres ou mágicas, como orquídeas ou mesmo as begônias“, revela Naia.
Flores de luxo decoração
Da mesma forma, o Pinterest, plataforma em que as pessoas procuram inspiração para comemorar, planejar e transformar planos especiais em realidade, verificou um aumento nas buscas pelo termo “floreira de parede de madeira” (+226%) e “decoração floral” (+135%) entre outubro e novembro de 2023 e o período homólogo, sugerindo que as pessoas estão cada vez mais propensas a incluir o verde como parte de suas vidas e da decoração de suas casas.
Espécies em alta
Segundo o Pinterest, no período avaliado, as pesquisas por “flores de luxo” subiram 172% e as de “buquê de flores simples” cresceram 132%, indicando que há uma busca por trazer mais espécies decorativas para o lar, das mais simples às mais exuberantes.
Naia aposta em plantas mais rústicas, entre elas as miniárvores mediterrâneas, como minifigueira, minilimoeiro e minioliveira.
“Os terrários seguem em alta e as plantas podem ganhar um aspecto mais chamativo. Isso vale para samambaias, musgos e suculentas, além de bonsais“, avalia.
Begônias
Segundo os insights da designer floral Luiza Fiorito, destacarão-se no ano espécies que carregam algum simbolismo, como a flor-de-lótus, a caliandra e o jacarandá. Na cultura oriental, a flor-de-lótus significa pureza do corpo, da mente e do renascimento, e vai bem em arranjos, buquês e decorações, segundo a especialista.
“A caliandra emana a energia do equilíbrio e ajuda a amenizar os choques emocionais. Além de ser uma espécie de grande significado, é ótima opção para pontos de luz nas decorações”, explica Luiza.
“O jacarandá, segundo a lenda amazonense, é uma árvore da sabedoria e conhecimento. Para quem gosta de um paisagismo diferente, essa é uma aposta de delicadeza e sofisticação”, continua.
Amaranto
Luiza também sugere o amaranto, espécie ornamental de forte tom avermelhado, que se destaca em arranjos e acrescenta personalidade à decoração, e, assim como indicado pela especialista da WGSN, a designer floral aposta nas orquídeas para 2024.
“Elas são um clássico que nunca sai da moda. São flores de luxo na decoração que transitam bem entre as decorações de casa e até em eventos mais requintados. Uma das flores preferidas entre os brasileiros, elas podem ser encontradas de inúmeras cores e até mesmo algumas espécies rajadas”, finaliza.
Fonte: revistacasaejardim