Desde que conquistou o penta, em 2002, Seleção sempre caiu nas quartas quando enfrentou um europeu assim como Brasil perde hoje para Croacia
O Brasil perde nos pênaltis para a Croácia por 4 a 2 após o empate em 1 a 1 e está fora da Copa do Mundo no Catar. Contudo, a Seleção abriu o placar com Neymar, no fim do primeiro tempo da prorrogação, mas Petkovic igualou na etapa final, levando para a disputa por penalidades. Mas, Rodrygo e Marquinhos erraram suas batidas, enquanto os croatas acertaram todas e assim avançaram à semifinal. Com isso, segue o tabu: desde o penta, em 2002, a seleção brasileira sempre caiu nas quartas quando enfrentou europeus. Foi assim em 2006 (França), 2010 (Holanda), 2018 (Bélgica) e agora 2022. Fim do sonho do hexa.
Veja abaixo os melhores momentos do confronto:
Como foram as penalidades
A Croácia abriu as cobranças e abriu o placar com Vlasic. Contudo, Rodrygo foi o primeiro brasileiro e parou nas mãos de Livakovic. Majer, Casemiro, Modric, Pedro e Orsic acertaram suas batidas na sequência, até que veio Marquinhos. Mas o zagueiro acertou a trave direita, definindo a eliminação brasileira para a atual vice-campeã mundial.
Veja as batidas abaixo:
Neymar iguala Pelé e chora
Aliás na noite em Doha caminhava para ser histórica para Neymar. Ao fazer o golaço que abriu o placar na prorrogação, ele chegou a 77 gols com a amarelinha e igualou Pelé como o maior artilheiro da Seleção nas contas da Fifa. Principal cobrador de pênaltis do Brasil, ele nem chegou a cobrar, pois o jogo foi decidido antes e ficou inconsolável, chorando bastante depois do fim da partida.
A frustração brasileira
Assim, ao término do jogo, os atletas da Seleção caíram no choro no gramado do estádio Cidade da Educação.
Croácia pega Argentina ou Holanda
A Croácia vai saber ainda nesta sexta-feira que vai enfrentar na semifinal. Mas, o adversário sairá de quem vencer o jogo entre Holanda e Argentina, às 16h (de Brasília). A semi portanto, está marcada para a próxima terça, também às 16h, no estádio Lusail.
Seleção repete 1986
Esta foi a segunda vez na história do torneio que o Brasil perdeu uma disputa por cobranças de pênalti. A outra derrota foi nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986. A seleção brasileira empatou com a França em 1 a 1 também, após nenhum gol ter saído na prorrogação, foi derrotada nos pênaltis por 4 a 3.
O Brasil em disputas de pênalti em Copas:
- 1986 – Brasil 1×1 França – Derrota nos pênaltis por 4 a 3.
- 1994 – Brasil 0x0 Itália – Vitória nos pênaltis por 3 a 2.
- 1998 – Brasil 1×1 Holanda – Vitória nos pênaltis por 4 a 2.
- 2014 – Brasil 1×1 Chile – Vitória nos pênaltis por 3 a 2.
- 2022 – Brasil 1×1 Croácia – Derrota nos pênaltis por 4 a 2.
Tite vai direto para o vestiário
Após a derrota portanto, Tite deixou o campo e foi direto para o vestiário. Mas, Galvão Bueno criticou fortemente a atitude do treinador da seleção brasileira. Contudo para o narrador, o técnico deveria ter ficado em campo junto do time para ajudar a consolar os jogadores que desabaram no choro depois da eliminação na Copa do Mundo 2022.
— Eu sempre elogio as atitudes do Tite. Mas essa é de ir para o vestiário e deixar os jogadores em campo não está correto. São todos um time! — corneta Galvão.
Fonte: Globo