Você está visualizando atualmente “Filarmônica Jovem do MS” realiza concerto em Campo Grande
O projeto “Filarmônica Jovem do MS” também vem realizando mais duas ações neste ano de 2022: são as oficinas e concertos

“Filarmônica Jovem do MS” realiza concerto em Campo Grande

Na primeira ação projeto “Filarmônica Jovem do MS” na Capital cerca de 70 pessoas foram atendidas

Projeto realizado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a “Filarmônica Jovem do MS” realiza um concerto gratuito com seus professores no dia 4 de novembro, às 16 horas, na APAE em Campo Grande, localizada na avenida Joana D’Arc, 1450.

Sendo assim, os professores de música Rafael Morais, Bianca Danzi e Jorge Caceres, Jardel Tartari e Eduardo Martinelli vão apresentar um repertório de música brasileira. Música regional sul-mato-grossense com os instrumentos de orquestra e com canto lírico. “Esta ação é uma contrapartida do projeto que a gente vai realizar na APAE”, explica Jardel Tartari, um dos coordenadores da ação”.

O projeto “Filarmônica Jovem do MS” está em fase de finalização. Assim, começou em agosto de 2021, ocasião em que jovens e crianças da periferia de Campo Grande tiveram seu primeiro contato com a sonoridade musical de alguns instrumentos de orquestras como violinos, violas clássicas e violoncelos.

Sob a coordenação dos maestros Eduardo Martinelli e Jardel Tartari, os professores de música Rafael Morais, Bianca Danzi e Jorge Caceres realizaamo o ensino coletivo dos instrumentos musicais num período de 10 meses em instituições que lidam com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em bairros como Jardim Columbia, Perpetuo Socorro e Parque Lageado. As aulas começam no próximo dia 10 no Instituto Misericordes e no Projeto Águia.

“Filarmônica Jovem do MS” em Campo Grande

Na primeira ação projeto “Filarmônica Jovem do MS” na Capital cerca de 70 pessoas foram atendidas. “Trabalho há mais de dez anos com o ensino de instrumentos de orquestra para crianças e sei bem como é transformador dar o acesso às pessoas a atividades deste tipo, que possibilitam o conhecimento e o fazer cultural”, explicou o maestro Jardel Vinícius Tartari. Ainda segundo ele, ações como essa, transformam o meio social dos alunos e também possibilita a profissionalização musical. O projeto também vem realizando mais duas ações neste ano de 2022: são as oficinas e concertos.

Portanto, foram feitas as oficinas de formação:  “O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais em Projetos Socioculturais – Desafios, Métodos e Realizações” e “Software de Edição de Partituras”.  Aliás, as oficinas foram para técnicos e profissionais que trabalham com projetos socioculturais na área musical. Professores de música da rede pública de ensino e interessados que tenham conhecimentos e formação em música.

Assim, a terceira ação é a realização de concertos no interior do Estado e na Capital. Dez destes com os músicos participantes do projeto Jardel Tartari (violão), Jorge Caceres (teclados e baixo). Bianca Danzi (canto e violino), Rafael Morais (violoncelo) e maestro Eduardo Martinelli (regência e violão). As apresentações acontecem nas cidades de Ivinhema, Corumbá, Três Lagoas, Terenos, Aquidauana, Jardim e Campo Grande. Além disso, na capital o público-alvo são pessoas com necessidades especiais e os shows acontecem na Apae e no ISMAC-Instituto Sul- mato-grossense para Cegos.

“ De fato, espero que consigamos prosseguir após o término do convênio e que o recurso que foi empregado pelo FIC-MS sirva de pontapé inicial para darmos continuidade à “Filarmônica Jovem do MS” buscando patrocinadores privados”, finalizou Tartari. 

Fonte: PM de Campo Grande