O Fies 2025 começa a convocar, nesta terça-feira (5), os candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera, referente ao segundo semestre
A partir desta terça-feira (5), o Fies começa a convocar os candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera, referente ao segundo semestre de 2025. O processo de seleção segue até o dia 19 de setembro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A lista de espera preenche as vagas que os candidatos da chamada regular não ocuparam. Seja por desistência ou por descumprirem os critérios exigidos para a contratação do financiamento. Segundo o edital, os candidatos devem acompanhar atentamente o portal durante todo o período, já que a pré-seleção pode ocorrer a qualquer momento.
Etapas após a pré-seleção
Os estudantes convocados deverão seguir algumas etapas obrigatórias:
- Complementação da inscrição: é necessário inserir os dados referentes à contratação do financiamento no sistema do Fies.
- Validação pela instituição de ensino: após a complementação, o candidato tem até cinco dias úteis para apresentar a documentação à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição, de forma presencial ou digital, conforme exigido.
- Envio ao agente financeiro: após a validação pela CPSA, o candidato tem até dez dias corridos, contados a partir do terceiro dia útil, para apresentar a documentação ao banco responsável pela formalização do contrato.
Se o agente financeiro verificar que todos os documentos estão corretos, ele aprova a solicitação e então pode assinar o contrato.
Sobre o Fies
O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que financia cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Nesta edição do segundo semestre de 2025, foram ofertadas 74,5 mil vagas, distribuídas em 18.419 cursos de 1.215 instituições particulares.
Apesar de contar com juros baixos e condições facilitadas de pagamento, especialistas alertam sobre a necessidade de planejamento financeiro por parte dos estudantes que optam pelo financiamento.
Por fim, os interessados devem acompanhar o portal oficial do programa para se manterem atualizados e não perderem nenhum prazo.
Fonte: MEC