Em parceria com governo de MS, Fiems entrega na ONU as diretrizes de desenvolvimento do Estado
Por meio de parceria com o governo de Mato Grosso do Sul, o Sistema Fiems apresentou para ONU em Nova York (EUA) as diretrizes de desenvolvimento do Estado para os próximos quatro anos.
Dessa forma, o documento, elaborado por Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). O órgão reúne indicadores econômicos e sociais e relaciona desafios que deverão ser enfrentados.
Então, as diretrizes estão vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas. Mas, o documento apresentado na sede da ONU durante o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável.
O evento, promovido pelas Nações Unidas, reúne representantes de dezenas de países para discutir formas de lidar com os impactos da pandemia de Covid-19 e implementar a Agenda 2030 e os ODS em todos os níveis.
Por isso, o responsável pela apresentação das diretrizes foi o chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale. Ele participou do fórum a convite do Ministério das Relações Exteriores.
Fiems ONU
De acordo com o documento, a visão de Mato Grosso do Sul para 2027 é ser um Estado inclusivo, próspero, verde e digital. Para isso, será necessário agir sob valores de probidade, moralidade, comprometimento, resolutividade e empatia. Entre os principais desafios, estão a ampliação da geração de empregos e a busca pela condição de Estado “carbono neutro” até 2030.
Além de apresentar as diretrizes no fórum, o chefe de gabinete da presidência da Fiems teve a oportunidade de entregar o documento ao ministro conselheiro Emerson Kloss, membro da missão permanente do Brasil junto à ONU.
“Em nome do presidente da Fiems, Sérgio Longen, e do governador Eduardo Riedel, entregamos todos os documentos que elaboramos para apresentar durante o Fórum Político de Alto Nível aqui em Nova York. Agradeço ao ministro conselheiro Kloss pela receptividade, e Mato Grosso do Sul está de portas abertas para a equipe da missão brasileira”, disse Del Casale.