Os clubes do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026 foram convocados pela FFMS para participar do Conselho Arbitral, que ocorrerá no dia 18 de novembro
O encontro definirá, contudo, o regulamento e os últimos ajustes para a disputa da próxima temporada.
De acordo com o comunicado publicado no site oficial da Federação, participarão da reunião os oito clubes que disputaram a Série A neste ano — Operário FC, Ivinhema FC, EC Águia Negra, FC Pantanal, Dourados AC, Costa Rica EC, CE Naviraiense e Corumbaense FC — além dos dois times que conquistaram o acesso pela Série B Estadual, a AA Bataguassu e o CR Aquidauana, cuja competição terminou (1).
Formato deve ser mantido
No arbitral, representantes dos clubes e da FFMS vão discutir ajustes no regulamento e detalhes técnicos da competição, que deve manter o mesmo formato da edição 2025. Sobretudo, os participantes debateram as decisões preliminares em um encontro realizado em setembro.
Para garantir a participação no torneio, os clubes deverão apresentar documentação obrigatória e laudos técnicos exigidos pelo edital até 4 de dezembro. Prazo que corresponde a 45 dias antes do início da competição.
Início em janeiro
Conforme o calendário da FFMS, o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026 começa nos dias 17 e 18 de janeiro e vai até o último fim de semana de março. Respeitando o cronograma nacional da CBF para os campeonatos regionais.
Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam em turno único. Sobretudo, os seis melhores continuam na disputa, e a Série B recebe os dois últimos.
Na segunda fase, o 3º colocado enfrenta o 6º, enquanto o 4º joga contra o 5º, em confrontos eliminatórios de ida e volta. Os vencedores avançam às semifinais, onde se juntam aos dois melhores da fase inicial.
Por fim, com o arbitral marcado e o calendário confirmado, a FFMS dá início ao planejamento da temporada 2026. Que promete mais uma vez movimentar o futebol sul-mato-grossense.
Fonte: FFMS



