No momento, você está visualizando Festival Gastronômico reforça identidade culinária e movimenta a economia em Corumbá MS
A Prefeitura de Corumbá (MS) lançou o 1º Festival Gastronômico do Pantanal, que reúne 17 empreendimentos, incluindo restaurantes, pizzarias, lanchonetes e sorveterias, apresentando pratos inspirados nos sabores regionais. Foto: Reprodução/Prefeitura de Corumbá

Festival Gastronômico reforça identidade culinária e movimenta a economia em Corumbá MS

A Prefeitura de Corumbá (MS) lançou (10) o 1º Festival Gastronômico do Pantanal, que vai acontecer até 7 de dezembro

A Prefeitura de Corumbá (MS), por meio da Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur), lançou (10), o Festival Gastronômico do Pantanalque acontece até 7 de dezembro. O evento, realizado no Centro de Convenções do Pantanal, marcou o início oficial do Circuito Gastronômico. O objetivo, contudo, é valorizar a culinária pantaneira, fortalecer o turismo e incentivar a economia local.

O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira afirmou que o festival representa a retomada de uma iniciativa interrompida há seis anos. “Estamos devolvendo à cidade um evento que é símbolo da nossa identidade. Queremos fortalecer o setor produtivo, gerar empregos e consolidar Corumbá como destino gastronômico e turístico”, disse.

O Festival reúne 17 empreendimentos

Sendo eles: restaurantes, pizzarias, lanchonetes e sorveterias, que apresentam pratos inspirados nos sabores regionais. A coordenadora-geral do evento, Viviane de Arruda Neves, explicou que a iniciativa é dividida em duas etapas. “O circuito ocorre nos estabelecimentos participantes desde agora, e de 4 a 7 de dezembro, teremos as atividades centrais no Centro de Convenções, reunindo culinária, cultura e capacitação profissional”, disse.

O diretor-presidente da Fundtur, Zelinho Carvalho, destacou o caráter cultural e econômico do festival. “Mais que um evento, é uma experiência que une tradição, criatividade e o talento de quem faz da comida uma expressão da alma pantaneira. A gastronomia é memória, afeto e identidade”, afirmou.

Por outro lado, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Chicão Vianna, ressaltou que o evento fortalece o turismo e fomenta a economia local. “Culinária não é apenas alimento, é história, cultura e paixão. Ver Corumbá resgatar esse festival é motivo de orgulho. Que essa marca permaneça, independentemente de governo, porque a cidade é incrível e merece esse reconhecimento”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), destacou a importância do evento para a valorização da gastronomia regional. “O festival reforça a marca do Pantanal e o orgulho de sermos corumbaenses. A diversidade da nossa culinária reflete a mistura de culturas que formam nossa identidade, com influências bolivianas, paraguaias e árabes. Vamos apoiar sempre iniciativas que fortaleçam essa marca”, disse.

O deputado estadual Paulo Duarte também participou da cerimônia e afirmou que o festival ajuda a projetar o Pantanal no cenário nacional

“Assim como a Bahia tem o acarajé e Minas o pão de queijo, o Pantanal tem sabores únicos que precisam ser reconhecidos”, afirmou.

A vice-prefeita Bia Cavassa destacou o engajamento dos empreendimentos locais. “A cidade está mobilizada para mostrar suas delícias e valorizar o trabalho dos profissionais da gastronomia. É um evento que fortalece o turismo e aproxima a comunidade”, disse.

“O sucesso desse festival é o sucesso de Corumbá. Cada prato conta uma história do nosso povo e do nosso território”, concluiu o prefeito Dr. Gabriel.

Por fim, veja quais estabelecimentos participam do Circuito Gastronômico neste link.

Fonte: Prefeitura de Corumbá