Fecomércio MS propõe força-tarefa em Campo Grande
A Fecomércio MS deu o primeiro passo para a criação de uma força-tarefa de limpeza e fiscalização no centro de Campo Grande. O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, recebeu (9) na sede da entidade representantes da prefeitura e de entidades empresariais para discutir um mutirão voltado à melhoria das condições urbanas na região central.
Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades). Além disso, estiveram presentes membros da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Também participaram representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-MS) e, ainda, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG).
Alinhar esforços entre o poder público e o setor produtivo
O objetivo foi alinhar esforços entre o poder público e o setor produtivo. Nesse sentido, discutiram-se problemas recorrentes, como o crescimento excessivo de vegetação em terrenos baldios. Além disso, foram abordadas questões sobre imóveis abandonados e, igualmente, calçadas com manutenção precária. Essa situação se agrava, sobretudo, durante o período de chuvas.
Para Edison Araújo, a união de forças é fundamental para qualificar a região central. “O centro de Campo Grande é um espaço estratégico para a economia e para a convivência urbana. O Sistema Comércio MS entende que ações conjuntas, envolvendo o poder público bem como as entidades representativas são essenciais. Afinal, essas parcerias promovem melhorias efetivas. Além disso, impactam diretamente a qualidade de vida da população. Desse modo, fortalecem o comércio local”, destacou.
Época de chuva
A secretária-adjunta da Semades, Vera Bacchi, reforçou a urgência da iniciativa. Sobretudo, destacou a importância do trabalho neste período do ano. “Agora é uma época de muita chuva. Nesse sentido, estamos vendo que a cidade está, a cada dia, com mato mais alto. Isso ocorre, sobretudo, tanto em terrenos vazios quanto em imóveis abandonados”, afirmou.
“E também onde as pessoas moram, nas suas calçadas, há muito mato. Então fizemos essa solicitação de reunião aqui com a Fecomércio, com a Associação Comercial, CDL e Creci, para que todos juntos possamos montar uma força-tarefa para realizar essa ação, começando pela região urbana do centro”, afirmou.
Ao fim do encontro, ficou definida a realização de uma nova reunião na próxima semana. Nessa etapa, serão discutidos os encaminhamentos práticos, o cronograma e as responsabilidades de cada órgão e entidade na execução do mutirão de limpeza e fiscalização na região central de Campo Grande.
A expectativa é de que o plano conjunto resulte em ações mais ágeis e coordenadas, com reflexos diretos na segurança, na circulação de pedestres, na imagem do centro e no ambiente de negócios para lojistas e prestadores de serviços.
Fonte: Ascom Fecomércio





