Você está visualizando atualmente CHINA: Fazenda solar gera energia limpa, produz sal e cultiva camarões
Essa estação é equipada com painéis solares bifaciais, ou seja, se abastecem tanto com a luz direta como com a luz que reflete na água

CHINA: Fazenda solar gera energia limpa, produz sal e cultiva camarões

Estima-se que a fazenda economize cerca de 500 mil toneladas de carvão padrão em cada ano

Na China, enorme fazenda de energia solar está gerando energia limpa, enquanto produz sal a partir da luz do Sol e também serve como criadouro de camarões. Segundo a China Huadian Corporation, empresa estatal de energia limpa, a usina Huadian Tianjin Haijing gerará 1,5 bilhão kWh de eletricidade anualmente.

Assim, essa estação equipada com painéis solares bifaciais, ou seja, se abastecem tanto com a luz direta como com a luz que reflete na água. Conheça mais sobre a fazenda solar:

  • Seus painéis construídos em mais de 13 km² dos campos de sal de Changlu, uma das fazendas de sal mais antigas da China;
  • A distância entre as matrizes desses painéis solares é de 14 m, sendo quase o dobro de uma fazenda solar comum;
  • Essa distância permite a entrada de luz do Sol necessária para a produção de sal.

Além de gerar energia limpa e produzir sal, a Huadian também tem utilização na aquicultura de camarões. Aliás,  operando de forma integral, estima-se que a fazenda economize cerca de 500 mil toneladas de carvão padrão em cada ano, e reduza as emissões de dióxido de carbono em até 1,25 milhão de toneladas.

“A maior usina de unidade única do mundo que combina geração fotovoltaica e produção de sal foi oficialmente colocada em operação no sábado [8] na Nova Área de Binhai, no município de Tianjin, no norte da China, melhorando o fornecimento de energia regional e reforçando a exploração da indústria de compostos”, descreve a matéria da CCTV sobre a usina. Confira:

“ Sendo assim, a China está alcançando coisas incríveis em grande escala para infraestrutura nacional, força e prosperidade e pode se tornar uma superpotência. Os EUA estão fazendo coisas assim?”, questionou um internauta.

Fonte: olhardigital