No momento, você está visualizando Faturamento na indústria cresce, mas emprego cai pelo 3º mês seguido
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, (19), o faturamento na indústria cresceu em novembro, mas emprego caiu pelo 3º mês seguido. Foto: Freepik

Faturamento na indústria cresce, mas emprego cai pelo 3º mês seguido

Faturamento da indústria mantém avanço no mês, enquanto o emprego recua pelo terceiro período consecutivo, refletindo a desaceleração do setor

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, (19), dados de indicadores industriais que revelam a queda do emprego na indústria pelo terceiro mês consecutivo, apesar do crescimento do faturamento no setor.

Segundo a CNI, esta desaceleração aconteceu devido aos reflexos do aperto monetário e do enfraquecimento gradual da indústria no segundo semestre de 2025.

Os dados indicam que o emprego na indústria brasileira teve queda de 0,2%, terceiro recuo seguido, desde setembro, essa queda soma 0,6%. Mas, durante 2025, o emprego cresceu 1,7% entre janeiro e novembro.

Já o salário na indústria teve alta 1,5% em novembro, após quatro quedas consecutivas. Contudo, durante 2025, o salário do setor recuou 2,3% no acumulado do ano.

“Os indicadores sobre o mercado de trabalho apresentam sinais mistos. Sobre o emprego, mostra uma queda entre outubro e novembro de 2025, é uma sequência de quedas que já vinha sendo observada há alguns meses, depois de um longo período de crescimento”, afirma o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

A quantidade de horas trabalhadas também caiu entre outubro e novembro, 0,7%, após três altas consecutivas. Entretanto, no acumulado dos primeiros 11 meses de 2025, o indicador subiu 0,9% em comparação ao mesmo período de 2024.

O faturamento do setor cresceu 1,2% em novembro em relação a outubro, porém a indústria brasileira encerrou 2025 com faturamento acumulado de apenas 0,3%, em comparação ao mesmo período de 2024.

Sobre o setor industrial

Por fim, confira quando o setor da indústria chegou ao Brasil.

O setor industrial chegou ao Brasil de forma gradual, mas há alguns marcos históricos bem definidos:

 Início: começo do século XIX

A industrialização brasileira começa a ganhar espaço a partir de 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil. Esse momento foi decisivo porque:

  • Houve a abertura dos portos às nações amigas, quebrando o monopólio colonial;

  • Foram criadas as primeiras manufaturas, como fábricas de tecidos, pólvora e ferro.

 Avanço no século XIX

Durante o século XIX, a indústria ainda era limitada, mas começou a crescer com:

  • O fim das restrições impostas por Portugal;

  • O surgimento de empresários como o Barão de Mauá, que investiu em estaleiros, ferrovias e bancos;

  • O crescimento das cidades e do mercado interno.

Consolidação: século XX

A industrialização se consolida de fato a partir de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, com:

  • Forte atuação do Estado;

  • Criação de indústrias de base (siderurgia, energia, petróleo);

  • Redução da dependência de produtos importados.

Fonte: exame