O serviço é gratuito e não precisa estar acompanhado de advogado
O Expresso dos Juizados serve para o dia a dia que sempre existem aqueles contratempos que dão muita dor de cabeça, e optar por um processo judicial para solucionar pode ser uma péssima escolha. Afinal, nem tudo precisa discutido judicialmente.
Por isso, foi pensando em evitar que muitas situações corriqueiras virassem uma ação judicial, que surgiu o “Expresso dos Juizados”. No local estão presentes guichês de atendimento de algumas concessionárias de serviços públicos como a Oi Telefônica, a companhia de energia elétrica Energisa e a Águas Guariroba, responsável pelo fornecimento de água e esgoto.
Assim, para quem precisa de uma solução “para ontem”, de algum problema ou insatisfação quanto ao serviço prestado por estas três empresas, ou a cobrança das respectivas tarifas, pode comparecer ao “Expresso dos Juizados” que funciona no prédio do Centro Integrado da Justiça (Cijus).
Também conhecido como “Expressinho”, o principal objetivo do atendimento é solucionar a reclamação do consumidor sem precisar mover uma ação judicial para isto. Entretanto, qualquer titular de uma conta com estas empresas pode buscar os guichês das três companhias, portando uma fatura do serviço reclamado, documento oficial com foto e, em caso de cobranças, levar as cartas de cobranças recebidas.
A proposta inicial do Expresso dos Juizados é garantir ganhos para todos os lados
Dessa forma, tudo o que estiver dentro da autonomia dos atendentes dos guichês pode ser resolvido, de forma a evitar o ajuizamento de uma nova ação, tais como: consumo elevado, cobranças indevidas, plano habilitado diferente da oferta contratada, bloqueio indevido, pagamento em duplicidade, alteração de plano sem anuência, mau funcionamento do serviço, entre outros casos.
Conforme o Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, presidido pelo Des. Alexandre Bastos, o método simples garante que boa parte dos cidadãos que recorreriam à justiça tenham uma resposta muito mais rápida e prática do que na via judicial.
Aliás, a proposta inicial do Expresso dos Juizados é garantir ganhos para todos os lados: o consumidor que tem seu apelo atendido; a empresa que evita ser acionada na justiça; e o próprio Judiciário que reduz os casos que chegariam até sua alçada.
Funcionamento
O Expresso funciona no piso térreo do prédio do Cijus, localizado na Rua Sete de Setembro, 174, Centro, esquina com a Av. Calógeras. Atualmente, o acesso ao Cijus ocorre pela entrada da Av. Calógeras.
Águas Guariroba: (67) 3317-1351 / (67) 99284-0556 (atendimento das 12 às 18 horas)
Energisa: 3314-2590 (atendimento das 12 às 18 horas)
Oi Telefônica: 3382-5749 (atendimento das 12 às 17 horas)
Fonte: tjms