Você está visualizando atualmente Ex-premiê do Japão Shinzo Abe é baleado e morto em Nara
O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, 67 anos, foi baleado durante um discurso na rua, na cidade de Nara na província de mesmo nome

Ex-premiê do Japão Shinzo Abe é baleado e morto em Nara

O político foi atingido nas costas durante discurso em campanha eleitoral

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, 67 anos, foi baleado durante um discurso, na rua, perto da estação Yamato-Saidaiji, na cidade de Nara (província homônima). A cidade ficaa  cerca de 520 km de Tóquio, segundo informação da emissora de TV NHK. De acordo com a mídia, ele caiu e teve hemorragia. Além disso, o político teve encaminhamento ao Hospital Universitário de Nara, na cidade de Kashihara. Já inconsciente e com parada cardiorrespiratória. Os ferimentos foram muito profundos e ele veio a falecer.

Aos menos houve dois tiros, informou um repórter da agência estatal de notícias “NHK”. Os dois tiros de espingarda alvejaram duas vezes suas costas. Enquanto fazia discurso de apoio ao Partido Liberal Democrata (PLD), em época de campanha eleitoral. Segundo as testemunhas, mal tinha começado o discurso 1 ou 2 minutos depois, quando levou os tiros. De acordo com a emissora, o ataque se deu por volta das 11h30 de sexta (8). Mas no horário local foi às 23h30 quinta (7), no horário de Brasília.

Enfim, um homem identificado como Tetsuya Yamagami, 42 anos, foi preso e está sendo interrogado pela polícia. Ele é ex-integrante da Marinha japonesa. Autoridades disseram que apreenderam o que seria uma arma de fabricação caseira.

Havia cerca de 30 pessoas no local.

Abe deixou o cargo em setembro de 2020, quando renunciou

Shinzo Abe esteve no poder durante oito anos, como primeiro-ministro do Japão. E, dessa forma, deixou o cargo em setembro de 2020. Quando renunciou ao cargo em razão do estado de saúde. Ele conduziu a política do país por 4 mandatos consecutivos.

Em seu perfil no Twitter, o embaixador dos Estados Unidos no Japão, Rahm Emanuel, afirmou estar “chocado”. Escreveu que Shinzo Abe tem sido um “grande líder do Japão e um aliado inabalável dos EUA”. Disse também que o governo norte-americano está rezando por Abe.

Vídeo mostra o momento em que Abe discursava e os estampidos dos tiros