População vai receber orientações sobre processos na justiça e declaração de imposto de renda
Estudantes da uma faculdade particular da Capital MS realizam uma ação social que oferece atendimento jurídico e contábil gratuito à população de baixa renda.
Por isso, a iniciativa é realizada por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da instituição, em que todo o processo feito pelos acadêmicos e supervisionado pelos professores.
Na área jurídica, a comunidade campo-grandense poderá tirar dúvidas sobre processos legais nas áreas cível e trabalhista, além de orientações de processos criminais.
De acordo com o professor responsável pelo NPJ, Leonardo Todsquini, essa é uma grande oportunidade para que os acadêmicos vivenciem a prática da profissão e para que a população de baixa renda possa obter mais informações e conhecimentos.
Dessa forma, ao lado dos professores, participarão da ação os acadêmicos do 7º e 8º semestre do curso de Direito da Faculdade Insted.
Professor Leonardo
“O bacana dessa ação é que ela não engloba somente pessoas que querem entrar na justiça, mas também serve para que pessoas que, eventualmente, já possuem um processo em andamento. Então, você poderá ver em que situação se encontra o processo, quais as decisões tomadas, se o processo já teve sua sentença ou não. Mas, também uma forma de conscientizar a população sobre os caminhos a serem tomados pelo poder judiciário”, afirma.
Parceiro da ação, o Procon Estadual também estará presente com atendimentos e orientações para os consumidores e fornecedores.
Já o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), orientado pelo professor Ryan Caldas Quevedo, oferecerá atendimentos voltados à declaração do imposto de renda, uma vez que no dia 15 de março iniciou-se o prazo de entrega das declarações.
Além disso, o docente reforça que outros serviços estarão disponíveis, como criação de MEI, regularização de débitos e consultas de CPF.
“O NAF é uma experiência prática que oportuniza aos acadêmicos, junto aos cidadãos, as melhores orientações para gerirem seu patrimônio. Então, nesta época de Declaração do Imposto de Renda, o NAF traz uma grande oportunidade de aproximar a comunidade acadêmica, com a orientação dos professores, e os contribuintes, auxiliando sobre a forma adequada do preenchimento de dados no sistema da Receita Federal do Brasil. Essa interação contribui para com o desenvolvimento dos acadêmicos e ajuda a sociedade prestando informações corretas em relação ao fisco”, finaliza o professor Ryan.
Serviço do atendimento jurídico Capital MS
Os atendimentos do NPJ e NAF realizados no Centro de Práticas Integradas, localizado na Rua Barão de Melgaço, 58 – Centro.
O NPJ funciona todas as sextas-feiras, das 14h às 17h e aos sábados das 8h às 11. O telefone para contato é (67) 97400-7879. Já o NAF tem atendimentos todas as terças e quintas-feiras das 17h30 às 19h.
No dia 25 de março, das 8h às 11h, na Praça Ary Coelho.
Fonte: gov.ms