Total de pessoas com dívidas com o FIES com mais de 90 dias de atraso no pagamento, representa 51,7% dos estudantes com financiamento
Cerca de 1 milhão de estudantes poderão (7) renegociar suas dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies. De acordo com o Ministério da Educação – MEC. Total de pessoas inadimplentes, ou seja, com mais de 90 dias de atraso no pagamento, representa 51,7% dos estudantes com financiamento. E já soma R$ 9 bilhões em prestações atrasadas.
Para quem possui dívidas entre 90 e 360 dias de atraso, o desconto é de 12% do saldo devedor. Traz, portanto, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 meses.
Já para quem deve há mais de 360 dias, o desconto pode chegar a 86,5% do saldo devedor. Além disso, se o estudante estiver inscrito no Cadastro Único – CadÚnico ou for beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%. Nesse caso, o saldo poderá ser parcelado em até dez vezes.
Com dívidas com FIES
Uma estudante de Brasília, que não quis se identificar, está inadimplente há 2 anos com o Fies. Segundo ela, a formação no Ensino Superior não foi, portanto, suficiente para conseguir emprego na área e o trabalho como garçonete, com salário mínimo. Não era, dessa maneira, suficiente para pagar a dívida com o Fies. De acordo com a estudante, essa renegociação veio na hora certa.
“Essa renegociação foi maravilhosa. Eu fui ao banco para ver outra coisa e o gerente me contou dela, porque no aplicativo do governo eu não conseguia ver. Quando ele me falou, eu não acreditei. É realmente uma oportunidade única.”
Ela acrescenta que se as parcelas do Fies fossem mais baixas, ela conseguiria pagar o financiamento estudantil.
“O Fies foi fundamental para eu ter acesso à faculdade. Tenho muitos amigos que também utilizaram o programa e sem ele nunca teriam um diploma. Acredito que, se as parcelas tivessem sido mais baixas, eu conseguiria ter pagado todo mês um pouco”, acrescenta.
Dívida com o Fies
O professor de economia William Baghdassarian esclarece que quem não paga as mensalidades do Fies não fica impedido de tirar o diploma.
“Quando o aluno faz o Fies, na verdade ele está fazendo uma operação de crédito. E essa operação de crédito deixa de ser com a universidade e passa a ser com o próprio Fies. E na medida que é uma operação de crédito, você passa a ter as condições da operação de crédito e não mais da escola.”
Como negociar
Interessados em renegociar as dívidas devem procurar o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, que são os agentes financeiros do Fies. Para retirar o nome dos cadastros restritivos de crédito, é necessário pagar o valor da entrada no ato da renegociação, que corresponde à primeira parcela, no valor mínimo de R$ 200.
Toda a operação pode ser realizada nos canais de atendimento disponibilizados pelos agentes financeiros.