No momento, você está visualizando RETROSPECTIVA ALEMS: Casa de Leis recebe estudantes e fortalece formação cidadã
Estudantes conheceram de perto o Parlamento e o trabalho da ALEMS. Ao longo de 2025, o Parlamento recebeu aproximadamente 700 pessoas Foto: ALEMS

RETROSPECTIVA ALEMS: Casa de Leis recebe estudantes e fortalece formação cidadã

Estudantes conheceram o Parlamento e o trabalho da ALEMS

Em 2025, estudantes e professores conheceram de perto o trabalho da ALEMS. “É uma honra conhecer essa estrutura e entender de perto o funcionamento da política. Hoje em dia isso é raro, e iniciativas como essa fazem a diferença”. A fala do estudante Marcelo dos Santos Domingues Júnior, do 2º ano do Ensino Médio, resume o impacto das visitas acadêmicas à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

Ao longo do ano passado, o Parlamento Estadual recebeu aproximadamente 700 pessoas de 17 instituições, incluindo professores e estudantes do ensino fundamental, médio e superior que conheceram o trabalho da ALEMS. Dessa forma, a Casa de Leis promoveu ações que reforçam o compromisso com a formação cidadã e a aproximação entre o Parlamento e a sociedade.

Visitas guiadas

Além dos estudantes de Campo Grande, estiveram na ALEMS e conheceram seu trabalho delegações das cidades de Bonito, Iguatemi, Chapadão do Sul, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado, Corumbá, Laguna Carapã e Ribeirão dos Índios-SP. As visitas guiadas realizadas pela diretoria de Cerimonial da Assembleia Legislativa permitem que jovens vivenciem na prática o funcionamento do Legislativo Estadual, dialoguem com deputados e compreendam de forma dinâmica o processo de criação das leis.

O estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Kayke Maciel, de 17 anos, ressaltou a importância de conhecer de perto o funcionamento do Parlamento sul-mato-grossense e de ampliar a compreensão sobre as políticas públicas de outros estados. “É extremamente importante entender como funciona a política de outro lugar. Às vezes, o modo como um estado organiza suas políticas pode servir de exemplo para aplicarmos melhorias também no nosso”, afirmou o aluno.

Importância da experiência

Os professores e coordenadores pedagógicos destacam a importância da experiência para a formação crítica dos estudantes. Para o coordenador de Gestão Pedagógica, Claudinei Manoel de Souza, as atividades conectam o conteúdo das salas de aula ao mundo real: “Fazemos questão de mostrar aos alunos que aquilo que aprendem pode ser aplicado em qualquer contexto. Aqui, eles conseguem entender como as políticas públicas funcionam e como impactam nossas vidas”.

O presidente da ALEMS, deputado estadual Gerson Claro (PP) reforçou o papel da política como instrumento de transformação social. “É muito bom recebê-los aqui. A ALEMS está aberta à população, especialmente às escolas e aos estudantes, para manter viva a chama da democracia. A política é o espaço do diálogo e da construção de consensos para melhorar a vida das pessoas, seja na economia, infraestrutura, saúde ou educação”, afirmou.

No Plenário Júlio Maia, o presidente fez questão de acolher cada grupo: “Sejam bem-vindos. É muito bom ter alunos conhecendo o trabalho do Legislativo, pois aqui também é a Casa da Democracia sul-mato-grossense”.

A deputada e 3ª vice-presidente da ALEMS, Mara Caseiro (PSDB), e dirigente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, pontuou a importância da aproximação entre Parlamento e juventude: “É uma alegria abrir as portas da Assembleia para estudantes em fase de construção de seus projetos de vida. Conhecer o funcionamento da Casa é essencial para entender como as decisões que impactam a sociedade são tomadas e para que se sintam parte desse processo democrático”.

Educação cidadã

Reforçando o compromisso da ALEMS com educação, cidadania e participação social, as escolas participam de uma agenda permanente de visitas que permite aos alunos compreender, de forma prática, o funcionamento do Legislativo Estadual.

Em maio, alunos do Colégio Tic Tac e do Instituto Penrabel visitaram o Parlamento após estudarem, em sala de aula, o tema “separação dos Poderes”. Os estudantes acompanharam explicações sobre o papel dos deputados, a tramitação das matérias e a importância da democracia.

Em agosto, estudantes de Chapadão do Sul participaram de uma aula especial sobre o Parlamento Estadual. A comitiva acompanhou parte das atividades da ALEMS e interagiu com parlamentares, entendendo as competências do Legislativo e a relevância da participação social no processo democrático.

Mais visitas

Em setembro, os visitantes incluem alunos da Escola Estadual de Eldorado, integrantes do projeto “O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas”.

Durante a atividade, os jovens do 1º ano do Ensino Médio percorrem, antes de tudo, os setores da Casa. Além disso, ouvem dos servidores explicações sobre o processo legislativo, a estrutura institucional e o papel fiscalizador da Assembleia.

Também neste período, alunos, professores e representantes de Aparecida do Taboado foram recebidos pela ALEMS. A visita reforçou a integração entre municípios e Parlamento, com incentivo aos estudantes para que compreendam que a política faz parte do cotidiano de todos os cidadãos.

Em outubro, a Casa de Leis recebeu uma comitiva interestadual: 35 alunos da Escola Estadual Carlos Bernardes Staut, de Ribeirão dos Índios (SP). A visita integra o projeto “Experimentando o Conhecimento – Staut em Campo”, que busca levar o aprendizado escolar para fora da sala de aula. Os estudantes circularam pelos corredores da Casa, acompanharam explicações sobre o funcionamento das sessões e exploraram aspectos históricos da sede do Legislativo sul-mato-grossense.

O ano também contou com a participação de acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A turma visitou, primeiramente, os gabinetes, o plenário e as unidades de Comunicação Institucional. Nesse sentido, conheceu a rotina de produção de notícias, transmissões ao vivo e cobertura legislativa. Além disso, observou as estratégias de divulgação oficial.

Cerimonial em ação

Conduzidas pela Diretoria de Cerimonial da ALEMS, as visitas permitem, antes de mais nada, que os estudantes conheçam o Saguão Nelly Martins. Nesse espaço, estão expostas relíquias e marcos da história política sul-mato-grossense. Há também a Galeria dos Presidentes, bem como o acervo institucional, que reúne peças históricas, como a primeira máquina de ponto do Legislativo.

Os grupos percorrem, ainda, a exposição dedicada aos povos indígenas. Além disso, os estudantes visitam o Plenário Deputado Júlio Maia. Nesse espaço, recebem explicações sobre o funcionamento das sessões ordinárias, bem como sobre as etapas de tramitação de um projeto de lei.

Para a diretora de Cerimonial do Parlamento, Severina da Silva, cada visita representa, acima de tudo, uma oportunidade de despertar consciência cidadã. “Para nós, do Cerimonial, receber estudantes de diferentes municípios é, antes de mais nada, uma das experiências mais gratificantes do ano. Cada visita reforça, do mesmo modo, a missão institucional da ALEMS de se manter aberta, acolhedora e transparente. Quando os jovens percorrem os corredores da Casa Legislativa e conhecem o funcionamento do Plenário, percebemos, sobretudo, o brilho no olhar e a curiosidade despertada. É nesse momento que entendemos que a educação para a cidadania acontece, em síntese, de verdade, na prática, no diálogo e no contato direto com o Parlamento”, observa Severina da Silva.

Serviço

A visita guiada pelas instalações do Poder Legislativo é um serviço importante para as instituições de educação do Estado do Mato Grosso do Sul. Para agendar, é necessário entrar em contato com a Gerência de Cerimonial, pelo telefone (67) 3389-6359.

Interessados em agendar a visita à ALEMS devem entrar em contato com a Diretoria de Cerimonial pelo telefone (67) 3389-6359/6232. O Palácio Guaicurus, sede da Casa de Leis, fica na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Parque dos Poderes, Bloco 9, Jardim Veraneio.

Fonte: ALEMS