Veja métodos essenciais para conservar sua calça jeans ao lavar
A frequência ideal para lavar uma calça jeans é um tema que gera muita discussão. Enquanto algumas pessoas defendem que o segredo está em lavar o mínimo possível, outras ressaltam a importância da higiene.
Para esclarecer essa dúvida, veja a seguir o que diz um especialista sobre a melhor forma de cuidar desse tipo de material sem comprometer sua durabilidade nem o conforto ao vestir.
Quando lavar
Estilista e fundador da Atelier de Production et de Création (APC), Jean Touitou explicou sua rotina de lavagem de jeans em entrevista ao GQ.
“Quando começam a cheirar mal, eu lavo na máquina, mas com água fria e muito pouco detergente. E uso Woolite [um tipo de detergente] para que o sabão não danifique o tecido”, disse ele.
Entenda as preferências de Touitou
Achou interessante o jeito do especialista de lavar seus jeans? Confira a explicação para cada uma das etapas.
Lavar apenas quando necessário: assim como qualquer outra roupa, o jeans acumula suor, odores e bactérias. No entanto, lavá-lo com moderação ajuda a manter o tecido limpo sem comprometer sua estrutura e aparência.
Água fria: o jeans é tingido com pigmentos que aderem à superfície do fio. Quando lavado em água quente, o calor pode fazer com que a cor desbote mais rapidamente.
Pouco detergente: muitos produtos de limpeza tradicionais contêm agentes abrasivos e alvejantes que, embora eficazes na remoção da sujeira, podem danificar as fibras e alterar a tonalidade do jeans.
Produto de qualidade: detergentes específicos para roupas delicadas, como o Woolite, limpam suavemente o tecido, removendo impurezas e odores sem afetar a cor ou a textura.
Por fim, uma dica extra para lavar calças jeans é usar uma centrifugação suave na máquina. Esse tipo de lavagem reduz o atrito e o desgaste do tecido, ajudando a preservar a cor original e a prolongar a vida útil da sua calça jeans.
Fonte: diário litoral



