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Mato Grosso do Sul firmou o compromisso de criar 19,2 mil matrículas de tempo integral para o período 2024-2025. — Foto: Graziela Rezende/ G1 MS

Escolas de Tempo Integral: MS terá 19,2 mil vagas em 2025

Mato Grosso do Sul planejou a criação de novas vagas para ensino em tempo integral para o ano que vem

O estado de MS firmou o compromisso de criar 19,2 mil matrículas de tempo integral para o período 2024-2025. Isso ocorreu logo após a conclusão do processo de redistribuição de matrículas do segundo ciclo do Programa Escola em Tempo Integral (ETI). O programa é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).

Conforme o MEC, do total matrículas, 11 mil são da rede estadual e 7,5 mil da municipal.

Desse modo, em nível regional, a região Centro-Oeste de MS planejou 74 mil matrículas de tempo integral para o próximo ciclo, com 43 mil vagas na rede estadual e 30 mil na municipal. Ao todo, 322 redes municipais da região, ou 69,1% das secretarias, também aderiram à proposta do MEC.

Em todo o Brasil, pactuaram – se 943 mil matrículas por 5.097 municípios, representando 92,8% das vagas ofertadas.

Sobre o Programa Escola em Tempo Integral (ETI)

Iniciado em 2023, o programa pretende ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil. O investimento é de R$ 4 bilhões. Assim, vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Depois, a meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

“A escola em tempo integral não é só para aumentar a carga horária, mas acolher bem as pessoas, os alunos. É para dar oportunidade e valorizar o professor”, afirma Camilo Santana, Ministro da Educação.

Coordenado pela Secretaria de Educação Básica do MEC, o Programa Escola em Tempo Integral terá, em conjunto com o fomento financeiro, ações de assistência técnica às secretarias e comunidades escolares, com o objetivo de aprimorar o trabalho pedagógico da educação em uma perspectiva integral.

O programa considera, além do tempo e de sua ampliação, o uso dos espaços dentro e fora da escola, os diferentes saberes que compõem o currículo escolar, a articulação com os campos da saúde, cultura, esporte, ciência e tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, entre outras estratégias para melhorar as condições de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

Considera – se matrículas em tempo integral aquelas em que o estudante permanece na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a 7 horas diárias ou a 35 horas semanais em dois turnos. No caso, sem sobreposição entre eles.

Fonte: g1