Cristiano Ronaldo anuncia noivado em Riade e desafia tradições sociais na Arábia Saudita
Não foi surpresa que o anúncio do noivado de Cristiano Ronaldo, a superestrela global do futebol, fosse acompanhado por uma fotografia de um diamante do tamanho de uma azeitona gigante.
No entanto, o local marcado na publicação do Instagram — feita por sua parceira de nove anos, a modelo e influenciadora Georgina Rodríguez — chamou atenção. A mão exibiu o anel em Riade, na Arábia Saudita, e não em Paris, Bora Bora ou Dubai.
A capital do reino islâmico conservador não é geralmente conhecida como um lugar onde casais globais viajam para celebrar seus romances. Há uma década, a polícia religiosa patrulhava as ruas da cidade em busca de casais não casados e gritava com as mulheres para cobrirem os cabelos. Sexo fora do casamento era, até recentemente, punível com açoites.
Mesmo enquanto os fãs celebravam o novo noivado, o anúncio destacou o fato de que o casal não era casado e vivia com seus filhos na cidade saudita há dois anos.
Riade é onde um capítulo da felicidade conjugal não oficial de Ronaldo se desenrolou, depois que ele se mudou para lá em 2022, sob um contrato robusto para jogar pelo time saudita Al Nassr. Ele foi acompanhado por Rodríguez e seus filhos.
Sobretudo, a família parecia ter se instalado em uma vida confortável e glamourosa no reino, testando os limites das rápidas mudanças sociais na Arábia Saudita.
Veja mais motivos pelos quais o noivado de Cristiano Ronaldo gerou comoção social na Arábia Saudita
Desde que começou sua ascensão ao poder em 2015, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, governante de fato do reino, supervisionou uma série de mudanças políticas que tornaram o país, antes ultraconservador, quase irreconhecível — afrouxando restrições sociais enquanto aumentava a repressão política.
Anos atrás, simplesmente andar de carro com um motorista do sexo masculino não relacionado poderia gerar questionamentos para as mulheres em postos policiais — um paradoxo no reino: as mulheres só puderam dirigir a partir de 2018.
Hoje, não está totalmente claro o que é permitido: namoro? Coabitação? Gravidez fora do casamento? Não há um código penal escrito, e vários juízes interpretam a lei islâmica — a doutrina legal predominante do reino — de formas diferentes. Essa opacidade estratégica dá ao governo saudita margem para manobrar conforme as mudanças sociais acontecem — ocasionalmente provocando reações públicas e prisões aparentemente aleatórias.
Apesar das regulamentações do país árabe, mulheres às vezes desafiam a lei por lá
Mulheres às vezes saem às ruas de shorts e tops curtos, apesar das regulamentações públicas que teoricamente proíbem tais roupas. Jovens visivelmente embriagados ocasionalmente brigam fora de uma das boates “secas” da cidade, enquanto o mercado negro de álcool, apesar de ilegal, prospera.
O Centro de Comunicação Internacional do governo saudita não respondeu quando questionado se sexo e coabitação fora do casamento são atualmente permitidos, nem se Ronaldo, de 40 anos e natural de Portugal, recebeu alguma exceção especial.
Os representantes de Rodríguez e Ronaldo não responderam a perguntas sobre o noivado. Incluindo se as normas sociais da Arábia Saudita influenciaram a decisão do casal de se casar.
A mudança de Ronaldo foi uma grande conquista para os esforços do governo saudita de expandir seu setor esportivo e remodelar a imagem do reino
trazendo um dos atletas mais famosos do mundo para seu convívio. A pessoa mais seguida no Instagram, ele compartilhou imagens da vida e do futebol na Arábia Saudita, mostrando um lado diferente do país.
Rodríguez, 31 anos, modelo e influenciadora nas redes sociais que tem um programa na Netflix, desempenhou um papel fundamental nessa exposição, participando de eventos no tapete vermelho, tomando sol de biquíni fora da villa elegante do casal e visitando resorts cinco estrelas com os filhos.
Mulheres menos privilegiadas que não conseguem apresentar certidão de casamento geralmente não têm acesso a cuidados médicos, educação ou residência legal para seus filhos, e não conseguem registrar o nascimento dos bebês.
Alimentando rumores e especulações, Ronaldo já se referiu a Rodríguez várias vezes como sua esposa. Mas em seu programa na Netflix, ele tranquilizou os fãs dizendo que eles se casariam — um dia.
“Sempre digo a ela: ‘Quando sentirmos que é o momento’”, disse ele.
Não ficou claro quando ou onde o noivado aconteceu. A publicação de Rodríguez no Instagram (11) ( tinha apenas a legenda: “Sim, eu aceito. Nesta e em todas as minhas vidas.”
Nos comentários, seus seguidores árabes trocaram brincadeiras, com uma pessoa comentando que foi “um noivado muito rápido!”
Memes em árabe marcando a ocasião com humor se espalharam rapidamente pela internet. Com uma piada comum dizendo que ele teve que trabalhar na Arábia Saudita por dois anos para poder pagar o casamento.
“Foi apenas o período de ‘conhecer um ao outro’”, dizia outro meme, acompanhado por uma foto do casal com os filhos — referindo-se sarcasticamente à breve fase de namoro sancionada pela família que alguns casais sauditas e árabes passam antes de se casarem oficialmente.
Em junho, Ronaldo estendeu seu contrato na Arábia Saudita por mais dois anos
“Minha família sempre me apoia nas minhas decisões”, disse ele em um vídeo publicado pelo clube. “O povo saudita nos trata muito, muito bem. Por isso queremos viver lá e continuar nossa vida lá.”
Fonte: infomoney