Você está visualizando atualmente Entenda as causas, sintomas e tratamentos da fascite plantar
O tratamento da fascite plantar geralmente começa com abordagens conservadoras para aliviar a dor e a inflamação

Entenda as causas, sintomas e tratamentos da fascite plantar

O principal gatilho para a fascite plantar é a superestimulação da fáscia plantar

A fascite plantar é uma condição dolorosa que afeta a planta do pé, especificamente a fáscia plantar, uma faixa de tecido conjuntivo espesso que se estende desde o osso do calcanhar até a base dos dedos dos pés. Essa faixa de tecido tem a função de suportar o arco do pé e absorver o choque durante a caminhada ou corrida.

Assim, o principal gatilho para a fascite plantar é a superestimulação da fáscia plantar. Aliás, se ela estiver irritada, por exemplo, por sobrecarga durante a prática de esportes, ela inflama e causa dor.

Sintomas da fascite plantar

A sobrecarga e o processo inflamatório começam gradativamente, de modo que a dor no calcanhar inicialmente ocorre apenas esporadicamente sob estresse, mas depois se torna crônica e também pode ser sentida em repouso.

Sendo assim, os sintomas mais conhecidos da fascite plantar incluem:

  • Dor durante esforço (unilateral) (esportes, ficar em pé por longos períodos, etc.)
  • Dor no calcanhar pela manhã depois de se levantar, que desaparece após alguns passos (a chamada dor inicial)
  • Dor principal no calcanhar, irradiando para os dedos dos pés e/ou panturrilha
  • Piora da dor sob estresse (corrida, salto, etc.)

entenda-as-causas-sintomas-e-tratamentos-da-fascite-plantar

Causas comuns de fascite plantar

Essas três causas são típicas:

1. Inflamação devido excesso de exercício

Como já mencionado, a irritação da fáscia plantar ocorre frequentemente devido à atividade esportiva. Neste caso, os desportos de risco incluem todos aqueles que exercem muita pressão sobre os pés, por exemplo corrida, futebol, basquetebol, ténis e dança.

2. Calçado incorreto

Mas não é só a sobrecarga que irrita a fáscia plantar. A inflamação também pode ser promovida pelo uso de calçados errados: por exemplo, se você raramente pratica esportes e costuma andar com sapatos muito apertados ou mesmo muito apertados, sempre irritará o pé da mesma forma e, portanto, causará inflamação.

3. Desgaste

Possíveis sinais de desgaste devido à idade e obesidade também podem causar dores na fáscia plantar. Por último, mas não menos importante, vários desalinhamentos dos pés muitas vezes causam fascite plantar (arcos caídos ou pés chatos) porque promovem posturas desfavoráveis ​​dos pés durante a corrida.

Qual o tratamento da fascite plantar?

O tratamento da fascite plantar geralmente começa com abordagens conservadoras para aliviar a dor e a inflamação. Além disso, o médico pode recomendar repouso, gelo, alongamento, exercícios e palmilhas ou órteses.

Em outros casos, a prescrição pode incluir medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) para ajudar a reduzir a dor e a inflamação e até injeções de corticosteroides, mas geralmente são reservadas para situações mais graves e quando outras opções não são eficazes.

A fisioterapia pode ser útil para aprender técnicas de alongamento e fortalecimento adequadas, além de receber tratamentos como ultrassom ou terapia a laser para ajudar a reduzir a inflamação.

Fonte: catracalivre