Segundo o analista, “eventos curtos” de questionamento dos resultados por Bolsonaro, em caso de derrota, “não devem ter grandes consequências”
A três dias de uma eleição em que as últimas pesquisas têm se movido quase que exclusivamente dentro das margens de erro, o grande suspense diz respeito ao encerramento ou não neste domingo, analisando precedentes históricos e dados de conjuntura, a consultoria internacional Eurasia estima entre 20% e 25% as chances de Lula (PT) vencer no primeiro turno para presidência.
Mas, segundo seu diretor-executivo, Christopher Garman, essa previsão ainda pode ser revista, para mais ou para menos, em função de pelo menos duas variáveis: “o voto útil dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) e o impacto do debate da Globo” ( na noite desta quinta-feira, 29).
Assim, em conversa com Renata Lo Prete, Garman fala também das expectativas externas em torno do próximo mandato presidencial. “ Certamente os investidores estão divididos, mas a maioria acredita que o cenário com Lula seria mais construtivo”, afirma, entre outras razões porque dele esperam “reversão total de curso no tema ambiental”.
Presidência eleição
Quanto à possibilidade de reeleição de Jair Bolsonaro (PL), que a Eurasia hoje avalia ser de 30%. A resenha dos investidores varia entre “reconhecimento de que a gestão macroeconômica não tem sido ruim” e preocupações “com o ruído institucional” que o presidente provoca.
No entanto, segundo o analista, “eventos curtos” de questionamento dos resultados por Bolsonaro, em caso de derrota, “não devem ter grandes consequências” para o mercado. Embora “não sejam a saudáveis para nenhuma democracia”.
O que você precisa saber:
- IPEC: Lula tem 52% dos votos válidos e venceria no 1º turno
- Datafolha: Bolsonaro é reprovado por 44%, e aprovado por 32%
- Voto útil: 11% mudariam de voto para resolução em 1º turno
O 1º turno das eleições será em 2.10.2022, domingo. Se houver 2º turno, este será em 30.10.2022, também domingo.
Fonte: G1