AGENDÃO: Shows, festival de Jazz e Fesmorena agitam ms neste fim de semana; confira a progrmação completa
confira a programação completa deste fim de semana em MS e se programe para curtir os eventos com a família.
confira a programação completa deste fim de semana em MS e se programe para curtir os eventos com a família.
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Decreto Legislativo 19/2025, de autoria do deputado João Henrique (PL), que susta os efeitos da Resolução SEFAZ nº 3.482, de 12 de dezembro de 2025, que dispõe sobre a utilização de depósitos judiciais e administrativos no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.
A previsão do tempo para esta sexta-feira (18) indica sol com variação de nebulosidade no Estado de MS, com destaque para Campo Grande, onde o dia deve ter muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. As informações são do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
Aos 22 anos, a militar Maria Júlia se tornou a primeira mulher a concluir o Curso de Operações no Pantanal de Mato Grosso do Sul (MS), da Marinha do Brasil, em 36 anos de existência da formação. O treinamento terminou neste ano, em Ladário (MS), após quase dois meses de atividades intensas no bioma pantaneiro, e prepara combatentes para atuar em áreas ribeirinhas e de difícil acesso.
Em nome da Mesa Diretora, o presidente Gerson Claro (PP) abriu a última sessão plenária da ALEMS (17), apresentando o balanço geral dos trabalhos do ano de 2025. De acordo com os dados levantados pela Secretaria de Assuntos Legislativos e Jurídicos foram realizadas 119 sessões plenárias, 419 votações e a publicação de 195 Diários Oficiais do Legislativo.
O Estado de MS segue avançando na ampliação do acesso à cidadania por meio da emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que substitui o antigo RG e adota o CPF como número único de identificação. Em 2025, o Estado já contabiliza 326.572 emissões, superando o volume registrado no mesmo período de 2024, quando foram produzidas 291.038 identidades. A projeção é encerrar o ano com crescimento entre 12% e 15% na emissão do novo modelo.
Quinze matérias foram aprovadas na Ordem do Dia (16) na sessão plenária da ALEMS, sendo 11 de autoria do Poder Executivo, duas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), uma do Poder Judiciário e uma de iniciativa parlamentar. Em discussão única, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 296/2025, de autoria do deputado Zé Teixeira (PL), que declara de utilidade pública estadual a Fundação Anália Franco, com sede no município de Maracaju.
A passagem de uma frente fria pelo Estado de MS nesta quinta-feira (18) deve provocar temperaturas mais amenas, com sol e variação de nebulosidade. Isso ocorre principalmente nas cidades da região sul, conforme previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Conforme a Ordem do Dia, os deputados votam (17), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), projetos sobre Polícia Militar e saneamento. Ao todo são cinco propostas em redação final, segunda e primeira discussão.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou a transformação da Empresa de Gestão de Recursos Minerais (MS-Mineral), em uma sociedade de economia mista com controle majoritário do Estado que passa a ser denominada Companhia Gestora de Ativos Ambientais de Mato Grosso do Sul Sociedade Anônima (MS Ativos Ambientais). O projeto, aprovado (11), tramitava desde dia 25 de novembro na Assembleia e agora vai para sanção do governador Eduardo Riedel.