A região sul de Mato Grosso do Sul ganhou um importante impulso para o desenvolvimento da inovação e empreendedorismo
O Ecossistema de Inovação de Naviraí foi lançado (18) por um grupo de instituições, incluindo o Sebrae/MS e Prefeitura Municipal. Na mesma data, o município também foi palco para o 2º Encontro dos Ecossistemas de Inovação da região Sul. Aliás, o evento reuniu empresários, representantes de instituições públicas e privadas, e especialistas em inovação de cinco municípios.
Na solenidade de lançamento, o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna, também membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, destacou a importância da aproximação e intensificação do diálogo com os atores desse ecossistema. “Essa aproximação é importante, primeiro para que a gente pudesse alinhar quais são os objetivos da política do Governo do Estado em relação à inovação. Nos colocamos como articuladores desse ecossistema para ajudar a fomentar novos negócios, novos projetos que aumentem o dinamismo das nossas economias. Que abram oportunidades para a região e que de alguma forma criam oportunidades para as pessoas e para as instituições”, pontuou.
Durante o lançamento do plano do ecossistema de Naviraí, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, demonstrou confiança nos resultados positivos que a iniciativa pode trazer para a cidade. “É extremamente gratificante ver todas as instituições reunidas, as universidades, a prefeitura, a associação comercial, todos os parceiros da região, unidos em prol do desenvolvimento econômico de Naviraí. Estamos convictos de que esse ecossistema de inovação será um sucesso e estamos muito orgulhosos de fazer parte desse movimento. Começamos bem e estamos confiantes de que em breve colheremos grandes frutos desse trabalho conjunto”, destacou.
Representando o executivo municipal na solenidade, o gerente de Desenvolvimento Econômico, Eugenio de Almeida Guedes, destacou a importância da união entre instituições públicas e privadas para promover o desenvolvimento da região. “ De fato, estamos muito felizes porque o poder público, a universidade, a associação comercial e o Sebrae se uniram para trazer o futuro. Um futuro que todos nós esperamos e almejamos, em que todos possam participar. É dessa forma que estamos trabalhando”, afirmou.
Instituições
Durante a solenidade de lançamento, foi apresentado um plano de ação feito pelo Ecossistema de Inovação, que prevê iniciativas para identificar. E divulgar ambientes que possam utilizar pela rede do ecossistema para a promoção da inovação. Assim, como prestação de serviços na área de tecnologia, laboratórios no município e espaços de coworking.
Compõem o Ecossistema de Inovação de Naviraí as instituições: Sebrae/MS, Prefeitura Municipal de Naviraí, Sindicato Rural de Naviraí, Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Anhanguera. E as empresas Rádio Cidade FM 87,9, Forbat Advocacia, Escolas Fisk e Carioca’s Sushi Bar.
A criação do ecossistema teve início no ano passado, com o mapeamento dos atores e reuniões para a mobilização da governança. Com a chegada do programa Cidade Empreendedora em Naviraí, em maio de 2022, a integração das entidades ganhou força. O que aliás, auxiliou no processo de criação do ecossistema visando o desenvolvimento sustentável do município.
Durante o evento, o público teve a oportunidade de conhecer um case de sucesso da Finlândia e formas de inovação com a palestra “Inovação do Território” ministrada pelo gerente de inovação do Sebrae Sergipe, Marcus Vinícius Bezerra. A proposta do ecossistema é gerar soluções para desafios enfrentados e promover a transformação digital na região sul de Mato Grosso do Sul.
Encontro de Ecossistema de Inovação da região Sul
Assim também, Naviraí foi sede para o 2º Encontro de Ecossistemas de Inovação da Região Sul (18). A proposta promoveu o networking e a troca de experiências entre representantes dos ecossistemas de inovação do próprio município e das cidades de Maracaju, Ponta Porã, Dourados, e Nova Andradina. Nesse sentido, a reunião possibilitou o compartilhamento de boas práticas e fomentou a atuação em rede. Esse foi o segundo encontro do grupo, que já havia feito uma reunião em agosto do ano passado, em Dourados. E, neste ano, estão previstos mais quatro encontros com a mesma proposta.
Assim, cada município possui ecossistemas formados por diferentes agentes, entre empresas e entidades, comprometidos com o estímulo à inovação por meio da interação e cooperação. Desse modo, os envolvidos criam uma relação de parceria com resultados e objetivos em comum. Sendo assim, fazem parte dos ecossistemas representantes de prefeituras municipais, universidades, entidades do Sistema S e empresas vinculadas à inovação.
A cidade mais avançada na implementação do Ecossistema de Inovação é Dourados. Uma pesquisa feita pelo Sebrae Nacional identificou um aumento de 80,84% no grau de maturação do ecossistema no município se comparado a 2020 – período em que teve criação. Além disso, Dourados também é o único município da região sul em que o ecossistema resultou na construção de um ambiente voltado para a promoção da inovação, o Tereré Hub, inaugurado em 2021.
Portanto, todos os municípios da região sul que possuem ecossistema de inovação tem atendimento pelo Sebrae/MS, por meio do Cidade Empreendedora. Que aliás, tem apoiado a integração dos atores e fomentado as iniciativas relacionadas à inovação. Contudo, uma das vertentes de atuação do programa é a Inovação. Que consiste em um trabalho de mapeamento e conexão das instituições para que ajam em conjunto e construam um ambiente propício para a criação e desenvolvimento de negócios inovadores a partir do investimento em atitudes empreendedoras.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Fonte: G1