Força-tarefa da Prefeitura cria Drive-Thru de Vacinação em Naviraí
Nesta terça-feira, dia 20 de maio, das 17h às 20h, a Prefeitura de Naviraí realiza um Drive-Thru de Vacinação em frente ao Paço Municipal, aberto a toda a população.
Portanto, basta comparecer de carro ou a pé sem necessidade de agendamento, portando documento com foto e, se possível, a carteirinha de vacinação. A estrutura será montada para garantir agilidade, bem como segurança e conforto no atendimento.
Nesta segunda-feira (19), a mobilização da Gerência de Saúde já passou por pontos estratégicos. São eles a Câmara Municipal e a Garagem da Prefeitura, vacinando servidores e moradores. Mais de 1.100 pessoas foram imunizadas (18) em diferentes locais da cidade.
A gerente de Saúde, Dra. Ângela Cunha Castro Lopes, enalteceu o empenho das equipes. “Temos uma força-tarefa incansável nas ruas. Assim, nosso foco é proteger a população e ampliar o alcance da campanha antes do inverno. A gripe não espera; a vacina é nossa melhor defesa.”
A campanha continua nas Unidades Básicas de Saúde ao longo da semana. Vacinar é cuidar de si e do outro. Com saúde, Naviraí avança.
Por que é necessário vacinar todos os anos contra a gripe?
Essa é uma dúvida frequente. Tomar a vacina da gripe todos os anos é necessário porque há uma queda do nível de anticorpos contra o vírus Influenza com o passar do tempo. Assim, é preciso novo estímulo por meio da vacinação. Outro ponto é que há uma atualização da composição da vacina de acordo com as cepas dos vírus da gripe mais circulantes no ano anterior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a nova formulação para melhor prevenção contra a doença.
O instituto Butantan produz a vacina contra influenza no Brasil. As vacinas das campanhas atuais são trivalentes e protegem contra os tipos de vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B, que são os vírus de maior importância epidemiológica, de acordo com a própria OMS.
Vale ressaltar que a vacina contra gripe pode ter aplicação juntamente com outros imunizantes, incluindo a vacina contra covid-19.
Fontes: PM Naviraí e Ministério da Saúde