Nesta fase disputam-se as modalidades coletivas: basquete, handebol, voleibol e futsal
Dourados (MS) sedia a segunda etapa dos Jogos Escolares da Juventude. Os jogos ocorreram dias 11 e 12 de setembro. Assim, nesta fase disputam-se modalidades em grupo com jogos de basquete, handebol, voleibol e futsal, na faixa etária de 12 a 14 anos. Além de atletas de Dourados, participam da disputa equipes de quatro municípios de MS: Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul e Paranaíba. Assim, disputou-se a primeira etapa, nas modalidades individuais, em Campo Grande.
A competição esportiva-escolar tem a organização do Governo do Estado, através da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). Assim também, conta com o apoio da Funed (Fundação de Esporte de Dourados). Portanto, os jogos ocorrem no ginásio da Unigran, na quadra do SEI (Serviço de Educação Integral) e no ginásio municipal Ulysses Guimarães. Ou seja, ao todo são 77 atletas, 32 no feminino e 45 no masculino.
Segundo o diretor-presidente da Funed, Luis Arthur Spinola, trazer o evento para o município é uma forma de incentivar o esporte e os atletas douradenses. “Nós trabalhamos e nos preparamos para receber as equipes dos outros municípios. Esperamos que todos possam dar o seu melhor em quadra, mas, acima de tudo, que esse evento incentive a adesão dos alunos ao esporte”, pontuou.
Jogos da juventude em outras cidades
Algumas partidas foram disputadas durante a semana e já passaram por Dourados equipes de Corumbá, Amambai e Três Lagoas.
Os jogos definem quem representará Mato Grosso do Sul nos JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), que ocorrerão de 29 de outubro a 5 de novembro, na capital do Rio de Janeiro, com organização da CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar), junto à Secretaria Especial do Esporte.
Todos os envolvidos no evento (equipe organizadora da Fundesporte, médicos e fisioterapeutas, árbitros e dirigentes/chefes de delegação e demais membros de estafe) passam por testes de Covid-19, coleta com swab/cotonete nasal, realizados por profissionais da SES (Secretaria de Estado de Saúde), a fim de controlar a disseminação da covid-19.