Dourados recebeu materiais para eventos esportivos
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), recebeu (10) parte dos materiais e equipamentos esportivos utilizados nos eventos promovidos pelo município. A solenidade de entrega ocorreu na sede da Funed e contou com a presença do prefeito Marçal Filho, da diretora-presidente da Fundação, Giselly Amaral, além dos proprietários de quatro empresas locais responsáveis pelo fornecimento dos materiais, todas selecionadas de forma transparente e por meio de chamamento público.
Segundo Giselly Amaral, os equipamentos entregues vão atender diversas modalidades esportivas e competições que fazem parte do calendário deste ano. “Recebemos bolas para diferentes modalidades, macarrões para piscina, colchonetes, redes de gol, cones, coletes, raquetes de tênis de mesa, entre outros itens que vão contribuir para melhorar a estrutura dos eventos”, explicou a diretora-presidente da Funed.
Importância do investimento
O prefeito Marçal Filho destacou a importância do investimento e ressaltou que as aquisições foram feitas com fornecedores da própria cidade. “Nós compramos de empresas de Dourados, como Camisa 10, Camguru Esportes, Esporte.com e Salin Esportes, valorizando o comércio local e movimentando a economia”, explicou o prefeito. “Além disso, todos os equipamentos são de marcas reconhecidas e de alta qualidade, o que vai garantir melhores condições para os eventos esportivos”, afirmou.
A princípio, o investimento tem possibilitado a realização de 13 eventos esportivos. Esses eventos são do calendário municipal da cidade. Por exemplo, entre eles estão os Jogos Escolares de Dourados (JED). A seguir, há os Jogos da Juventude (JOJUD). Ademais, existe o Campeonato Interdistrital de Futebol. Há, também, a Meia Maratona do Fogo. Além disso, o investimento permite festivais de judô, karatê, natação e outras modalidades. O objetivo é estimular a prática esportiva, promover integração social e fortalecer o calendário esportivo da cidade.
Chamamento público
Para a aquisição dos equipamentos esportivos, a Prefeitura de Dourados abriu o Chamamento Público nº 01/2025. A licitação, por conseguinte, segue a Lei Federal nº 13.019/2014. Em outras palavras, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). O processo, a saber, seguiu critérios de transparência, legalidade e competitividade. Afinal, o objetivo era selecionar uma organização com capacidade técnica, e também com experiência comprovada na execução de eventos esportivos.
Em seguida, o Instituto Ginasloucos foi o selecionado após a análise das propostas. Com efeito, o instituto firmou um Termo de Colaboração com o município. Ele ficou responsável pela gestão e aquisição dos materiais, bem como pelo suporte logístico para a realização de 13 eventos esportivos no calendário 2025. O prefeito Marçal Filho, por sua vez, ressaltou: “Estamos priorizando a transparência nas aquisições de bens e serviços na nossa gestão. Além disso, somos pautados pela legislação. E do mesmo modo, pela livre concorrência e pelo melhor interesse da Administração”.
Somente organizações qualificadas
Em suma, para a aquisição dos materiais, a Fundação de Esportes de Dourados selecionou Organizações da Sociedade Civil (OSCs) qualificadas, pois elas têm experiência comprovada na gestão de eventos esportivos.
Elas atenderam os requisitos do chamamento público, garantindo transparência, isonomia e a competitividade. A utilização de OSCs é um mecanismo de gestão que permite maior flexibilidade e inovação na execução de atividades esportivas, respeitando os princípios da administração pública e possibilitando a otimização dos recursos públicos.
A parceria com as OSCs fortalece o relacionamento com a sociedade civil organizada, ampliando o acesso à prática esportiva e criando oportunidades para o desenvolvimento de projetos sociais que beneficiem a população em diversos aspectos, como saúde, bem-estar, educação e cidadania. “A contratação de OSCs, por meio do chamamento público, assegura a gestão técnica e especializada, oferecendo um serviço de qualidade à comunidade”, ressalta Giselly Amaral. “Com isso, a Fundação de Esportes está promovendo a eficiência na administração de eventos esportivos, a capacitação e o estímulo à participação da comunidade e a celebração de valores como a inclusão, a cidadania e o espírito esportivo”, completa a diretora-presidente da Funed.
Fonte: PM Dourados