Núcleo de Imunizações deve iniciar vacinação ainda nesta semana no PAM
O Núcleo de Imunizações da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) recebeu, no fim da tarde desta terça-feira (15), lote com 430 doses de vacina Pfizer Baby destinado para crianças de seis meses a dois anos e 11 meses.
Dessa forma, os imunizantes foram entregues pelo Ministério da Saúde e distribuídos pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) para os municípios de Mato Grosso do Sul.
Segundo Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo, a vacinação começa ainda esta semana. “Como o número de doses limitado, vamos seguir a orientação do Ministério da Saúde e priorizar a vacinação primeiro para as crianças com comorbidades. Mas, assim que as equipes de Estratégia Saúde da Família concluírem o levantamento de quantas crianças estão nessas condições, iniciamos as aplicações da vacina, o que deve acontecer nesta quinta (17) ou sexta-feira (18)”.
Neste primeiro momento, a vacina da Pfizer Baby aplicada apenas na Sala de Vacinação do PAM. “Assim que tivermos mais doses, vamos distribuir também nas Unidades Básicas de Saúde, mas por enquanto vamos concentrar exclusivamente essas vacinas no PAM”, completa.
Por isso, para a vacinação, os pais e responsáveis devem levar, além dos documentos básicos e a carteirinha de controle, laudos ou atestados médicos que comprovem a condição clínica da criança.
Boletim epidemiológico de MS
Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (16) mostra que a média de casos confirmados nos últimos sete dias é de 40,7 (285 casos), mais que o dobro da média de 18,1 registrada na semana anterior.
Teve ainda dois óbitos. Os municípios que mais registraram casos foram Sete Quedas (118), Nova Alvorada do Sul (23), Três Lagoas (21), Corumbá (19), Dourados (16), Ponta Porã (16), Rio Brilhante (15) e Campo Grande (7).
De acordo com o secretário Flávio Brito, a secretaria continua monitorando os casos. Para ele, o aumento recente de positivos é consequência dos descuidos da população, aliado a negligência em relação às vacinas. Os novos casos, no entanto, não pressionam o sistema público de saúde.
No ofício enviado aos municípios, a SES reafirma a necessidade dos cuidados em relação às novas variantes da Covid-19, confirmadas no país e que podem chegar ao Estado a qualquer momento.
Fonte: pm dourados