Dourados prorroga processo seletivo para professores
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), prorrogou o prazo de inscrição do Edital nº 147/2025/SEMED, de 2 de dezembro de 2025, que trata do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores indígenas. As inscrições seriam encerradas (17) e agora podem ser feitas até a meia noite desta sexta-feira, dia 19 de dezembro.
O Processo Seletivo Simplificado Indígena é voltado para formação de cadastro reserva visando a contratação temporária de professores habilitados para atuação nas unidades escolares indígenas da Rede Municipal de Ensino, no ano letivo de 2026.
A seleção ocorre em conformidade com a Constituição Federal, a Lei Complementar nº 118/2007 e a Lei Orgânica do Município, e tem como objetivo garantir a continuidade do atendimento educacional nas escolas indígenas, respeitando as especificidades culturais, linguísticas e pedagógicas das comunidades.
Processo seletivo ocorrerá em etapa única
O processo seletivo ocorrerá em etapa única, de caráter classificatório, sem cobrança de taxa de inscrição. O sistema encerra as inscrições nesta sexta-feira (19). Além disso, o candidato deve realizá-las exclusivamente de forma online pelo site. www.selecao.semed.dourados.ms.gov.br.
Em primeiro lugar, os candidatos deverão optar por apenas uma função. Primordialmente, isto será conforme sua habilitação. Além disso, a atuação abrange educação infantil, anos iniciais ou anos finais. Ademais, inclui língua indígena, arte e educação física. Também contempla língua portuguesa, matemática, história, geografia e ciências da natureza. Professores indígenas, residentes na Reserva Indígena ou no município de Dourados têm preferência, conforme critérios estabelecidos em edital.
A comissão fará a classificação com base na pontuação de títulos e tempo de serviço. Sobretudo, as autoridades considerarão a educação escolar indígena da rede municipal.
O edital prevê reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência. Além disso, prevê a possibilidade de contratação de professores não indígenas. Isso ocorre em caráter excepcional. Assim, contrata quando não houver candidatos indígenas habilitados. No entanto, exige que se atendam todos os requisitos legais.
O Diário Oficial do Município publicará a lista com o resultado preliminar e final. Em seguida, as autoridades divulgarão os nomes conforme o cronograma oficial. Ele está disponível no site da Prefeitura de Dourados, assim como todas as normas, critérios de pontuação, documentação exigida e demais informações.
Fonte: PM Dourados





