Dourados promoveu formação voltada aos professores
Em ação específica realizada (3), a Prefeitura de Dourados promoveu formação voltada aos professores de Apoio Pedagógico Educacional. As aulas na Reme têm início no próximo dia 9 e a administração municipal trabalha para garantir um retorno acolhedor, organizado e alinhado às necessidades dos estudantes.
Com o tema “Capacitismo no Ambiente Escolar”, a formação, ministrada na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), contou com ampla adesão dos profissionais da rede, consolidando um momento de aprendizado, troca de experiências e interação. A atividade foi conduzida pela professora Débora Militão Trindade Moura, com a participação do professor Rodrigo Santos de Almeida, ambos doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Reflexão crítica
De acordo com o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, a capacitação teve como objetivo central promover uma reflexão crítica e qualificada sobre o capacitismo nas práticas educacionais, contribuindo para a sensibilização dos(as) docentes e o aprimoramento da atuação pedagógica ao longo do ano letivo de 2026. “Foi uma pauta específica voltada ao atendimento dos estudantes público da Educação Especial, em consonância com os princípios da educação inclusiva”, enfatizou. “Esse é um direcionamento do prefeito Marçal Filho, para que a Rede Municipal agregue continuamente em qualidade no processo educacional”, destacou o secretário.
A formação foi ofertada tanto no período matutino quanto no vespertino, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, respectivamente. Dessa forma, possibilitou a participação de profissionais de todas as unidades escolares da rede. Além disso, a organização da ação formativa ficou sob responsabilidade da equipe do Núcleo de Educação Especial da Semed.
O professor Kaio Barcelos, coordenador do Núcleo, ressaltou que a iniciativa representa um momento de grande relevância para a Rede Municipal de Ensino. Assim, fortalece práticas pedagógicas pautadas na equidade, bem como no respeito às diferenças e também na superação de barreiras atitudinais.
Ao longo de toda a semana, as capacitações seguem, ainda, com ênfase em temáticas atuais e estratégicas para o fortalecimento do ensino. Por fim, as ações reforçam, sobretudo, o compromisso da Prefeitura de Dourados com a consolidação de uma educação inclusiva, humanizada e, acima de tudo, de qualidade.
Agenda de ações segue até sexta-feira (6)
Os coordenadores pedagógicos realizaram, nas escolas e Ceims (4), orientação formativa com os professores. O tema foi “Projeto Político-Pedagógico (PPP)”. Além disso, o encontro teve foco no fortalecimento do ensino.
Nesse sentido, a programação segue nesta quinta-feira (5). A atividade, intitulada “Currículo – Fundamentação teórica e desafios na prática pedagógica docente”, é voltada aos coordenadores pedagógicos.
As palestrantes Rosiane de Fátima Ponce e Andreia Nunes Militão conduzirão as atividades. No mesmo dia, os agentes de apoio educacional participam, também, de formação no Simted. As atividades acontecem, tanto no período matutino quanto no vespertino, com a psicóloga e especialista em Terapia Cognitiva, Heloisa Bortoloto da Silva.
O encerramento das capacitações ocorre, por sua vez, na sexta-feira (6). O evento será o 1º Encontro do Programa de Recuperação do Aprendizado (PRA). As palestrantes Francisca Cristaldo Rivas e Izabel Cristina Dias ministram a atividade na sala de reuniões da Semed. Na mesma data, também ocorrerá reunião administrativa com diretores escolares e coordenadores dos Ceims, às 7h30, na Escola Clarice Bastos Rosa.
Paralelamente às formações, a Prefeitura de Dourados mantém atenção especial à infraestrutura das unidades escolares. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) intensificam, ao mesmo tempo, os serviços de roçada e também de limpeza. Enquanto isso, a Semed realizou a substituição de caixas d’água em algumas unidades. Assim, garante melhores condições de saúde e, além disso, bem-estar para alunos bem como para profissionais. Outras ações de manutenção e melhoria seguem de forma contínua.
Fonte: PM Dourados




