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Nova Ferroeste vai integrar Maracaju em MS até o porto de Paranaguá, no Paraná.

Dourados: Nova Ferroeste terá traçado definido após audiência pública

A ferrovia Nova Ferroeste irá percorrer de Maracaju, em Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Paraná

Entre os dias 16 e 27 de maio vão ocorrer sete audiências públicas da Nova Ferroeste, em Dourados. Solicitadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e publicadas no Diário Oficial da União (28/04).

O município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, dará início aos encontros com a sociedade, nos quais serão discutidos pontos importantes do projeto da Nova Ferroeste, seguido por Guaíra, Cascavel, Paranaguá, São José dos Pinhais, Guarapuava e Irati, todas no Paraná. Aliás, a escolha do Ibama levou em conta a disposição geográfica dos municípios ao longo do traçado e as interferências ambientais.

Dessa forma a Nova Ferroeste vai percorrer 49 municípios, sendo oito em Mato Grosso do Sul e 41 no Paraná. Em Dourados, estarão reunidos participantes de Maracaju, Itaporã, Caarapó e Amambai. Logo após em Guaíra, será a vez dos municípios de Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo, Nova Santa Rosa e Terra Roxa.

Além disso, a audiência de Cascavel será a maior, com 17 cidades, abrangendo também Maripá, Toledo, Assis Chateaubriand, Tupãssi, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Medianeira, Matelândia, Céu Azul, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Catanduvas, Campo Bonito, Ibema, Nova Laranjeiras e Guaraniaçu.

Em Guarapuava estão os municípios de Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Marquinho, Goioxim, Candói e Inácio Martins. Irati serão os municípios de Palmeira, São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro e Porto Amazonas. Em São José dos Pinhais, participam Balsa Nova, Contenda, Lapa, Araucária, Mandirituba e Fazenda Rio Grande. Paranaguá também recebe os moradores de Morretes.

Impacto ambiental pela Nova Ferroeste

 Os impactos ambientais do projeto de aproximadamente 1.300 quilômetros de extensão e as medidas de compensação da fauna e da flora terá discussão. Primeiramente, os trilhos serão para escoamento de toneladas de soja, milho e proteína animal, com captação de cargas de outros países, seguindo para o Porto de Paranaguá.  A princípio este será o segundo maior corredor de exportação de grãos e contêineres refrigerados do país, projeto pensado para o desenvolvimento econômico do Estado.

O cronograma de duas semanas prevê encontros híbridos. Então todas as audiências terá acompanhamento presencialmente ou virtualmente nos canais de transmissão que estão disponibilizados, no site e nas redes sociais criadas especialmente para esses encontros. Perguntas e observações podem ser enviadas e respondidas durante ou após a realização das audiências públicas, como parte do projeto de concessão.

O início das audiências está previsto sempre para o período da noite. Bem como coordenado pelo Ibama, órgão licenciador responsável pela emissão das licenças ambientais, com participação de outras entidades, como secretarias dos governos de Paraná e Mato Grosso do Sul, Ministério Público do Paraná, Ministério Público Federal, prefeituras, organizações da sociedade civil e setor produtivo. Uma equipe de técnicos do Ibama estará presente em todos os locais designados.

Licenciamento

As audiências fazem parte do processo de licenciamento ambiental da Nova Ferroeste e da obtenção da Licença Prévia (LP). Oito pontos concentraram o trabalho das equipes do EIA: áreas de Cerrado e Mata Atlântica, próximas ou interceptadas pelos trilhos, como no caso da Serra do Mar; uma comunidade quilombola em Guaíra; e a Terra Indígena de Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras.

“As questões sociais e ambientais estiveram presentes na maioria das 35 variáveis avaliadas para a escolha do traçado. Assim projetado para provocar a menor interferência possível no atual contexto do Estado”. Completa o coordenador do Plano Estadual Ferroviário.

Aliás, o conteúdo do Relatório de Impacto Ambiental será liberado nos sites da Nova Ferroeste, do Ibama e na sede das prefeituras dos 49 municípios.

“ De fato esse é um dos processos mais complexos já realizados aqui no Paraná”, diz o secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti. “A Nova Ferroeste vai diversificar o modal logístico do Estado, uma vez que vai elevar o patamar da estrutura disponível aos padrões internacionais”.

Confira a data e locais da audiência pública em Mato Grosso do Sul:

16/05 – Dourados (MS)

Local: Sindicato Rural de Dourados

Endereço: Rua Valério Fabiano, 100, Jardim Alhambra

Horário: 19h

Fonte: ms.gov