No momento, você está visualizando Prefeitura de Dourados está com matrículas abertas para EJA na Escola Armando Campos Belo
Dourados está com matrículas abertas para EJA. Interessados devem procurar a Escola Municipal Armando Campos Belo Foto: PM Dourados

Prefeitura de Dourados está com matrículas abertas para EJA na Escola Armando Campos Belo

Dourados está com matrículas abertas para EJA

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação, está com a matrículas abertas para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2026 nas modalidades 2ª, 3ª e 4ª fases do Ensino Fundamental. “Os interessados devem procurar a Escola Municipal Armando Campos Belo, localizada na Rua João Pedro Garcete, número 4825, no Jardim Santa Brígida, e fazer a inscrição”, orienta Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação.

Vagas são limitadas

O secretário explica que as vagas são limitadas, de forma que os interessados devem procurar a unidade escolar o mais breve possível para cursar o EJA do Ensino Fundalamental ainda neste ano letivo. “Serão, no máximo, 25 alunos por sala de aula e o curso será no período noturno, das 19h às 22h20”, ressalta Nilson Francisco. “O público alvo são jovens a partir dos 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de estudar no período regular a queiram concluir o Ensino Fundamental para ter acesso ao Ensino Médio e Superior”, completa.

Outro diferencial do EJA do Ensino Fundamental na Escola Municipal Armando Campos Belo é o material didático. Em primeiro lugar, ele é fornecido gratuitamente ao aluno. Dessa forma, o aluno não precisará ter qualquer gasto para iniciar os estudos. “Essa oferta de vagas atende a uma exigência do prefeito Marçal Filho. Ele determinou à Secretaria Municipal de Educação criar oportunidades para todos os públicos”, ressalta Nilson Francisco da Silva.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade criada pelo Governo Federal. Ela se desenvolve em parceria com Estados e municípios. Além disso, perpassa todos os níveis da Educação Básica. Assim, destina-se a jovens, adultos e idosos sem acesso à escola convencional. Permite que o aluno retome os estudos, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Programa divide-se em etapas

Anteriormente, a EJA era conhecida como supletivo. Hoje, é o programa divide-se em etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio. EJA Ensino Fundamental: destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano. Nessa etapa, os alunos se envolvem com novas formas de aprender e pensar.

EJA Ensino Médio: destinada a alunos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio, que completa a Educação Básica no Brasil. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades.

As disciplinas da Educação Jovens e Adultos estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que define aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do aluno na Educação Básica do país. No Ensino Fundamental os estudantes têm aulas de Língua Portuguesa; Ciências; Matemática; Inglês; Artes; Educação Física; História e Geografia.

O Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior adesão ao Pacto Nacional de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Visto que aderiram muitos municípios, destaca-se nacionalmente. O investimento no programa será, até 2029, de mais de R$ 4 bilhões. Assim, a distribuição desse montante será em quatro anos. Com isso, estima-se a geração de 3,3 milhões de novas matrículas na EJA. Além disso, associará educação profissional.

De acordo com o Ministério da Educação 16% das redes municipais de ensino ainda não aderiram ao Pacto Nacional, cuja proposta é diminuir o analfabetismo e melhorar o índice de escolaridade entre jovens e adultos.

Fonte: PM Dourados