Dourados discute lei para cicloelétricos e patinetes
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu (14) reunião de trabalho na Escola Pública de Trânsito (EPT) para discutir lei para cicloelétricos e patinetes.
Participaram da reunião representantes das forças de segurança e fiscalização que atuam no setor de trânsito do município. Nesse sentido, estiveram presentes o diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, juntamente com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal, Detran-MS e Polícia Militar.
O objetivo foi discutir a criação de uma lei municipal que regulamente o uso de cicloelétricos e veículos autopropelidos (patinetes elétricos, por exemplo) nas vias de Dourados, garantindo maior segurança, fluidez e organização no tráfego urbano.
Número crescente dos cicloelétricos tem exigido novas medidas de controle
De acordo com o presidente da Agetran, Juscelino Cabral, o número crescente dos cicloelétricos tem exigido novas medidas de controle e conscientização. “Precisamos alinhar regras e responsabilidades para que o uso desses meios de transporte aconteça com segurança, sem comprometer a integridade dos usuários nas vias”, destacou.
A justificativa para a proposta está na necessidade de adequar o trânsito de Dourados. Primordialmente, é preciso adequá-lo à nova realidade da mobilidade urbana. Visto que esta vem sendo transformada pela chegada de veículos elétricos individuais. “A ausência de regulamentação específica tem gerado situações de risco”. Além disso, há conflitos no tráfego, bem como dificuldades de fiscalização. Tudo isso reforça a importância de uma legislação atualizada. Logo, ela deve estar alinhada às normas de segurança viária, concordam os participantes.
Propostas de regulamentação, sinalização e campanhas educativas
Durante a reunião, foram apresentadas propostas de regulamentação, sinalização e campanhas educativas, que devem compor o texto da futura lei. As instituições presentes destacaram que a medida não busca restringir o uso desses veículos, mas sim garantir o convívio seguro entre todos os modais, como motoristas, ciclistas, pedestres e condutores dos cicloelétricos.
A responsável pela Escola Pública de Trânsito, Márcia Nonato, considera que a ação reforça o compromisso da Prefeitura de Dourados em trabalhar de forma integrada com as forças de segurança e fiscalização, por meio da Agetran, “para tornar o trânsito mais seguro, fluido e responsável para toda a população”.
Fonte: PM Dourados