Você está visualizando atualmente Donald Trump é eleito Presidente dos Estados Unidos da América
O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, discursou em tom de vitória como novo presidente eleito dos Estados Unidos. Foto: /PR/Arquivo

Donald Trump é eleito Presidente dos Estados Unidos da América

“Teremos uma era de ouro”, diz Trump ao se declarar vitorioso

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, discursou em tom de vitória como novo presidente eleito dos Estados Unidos, na madrugada desta quarta-feira (6). O republicano se reuniu em um evento com apoiadores em Palm Beach, na Flórida.

Dessa forma, a apuração dos votos ainda estava em andamento quando Trump subiu ao palco. Ele liderava a disputa no Colégio Eleitoral e no voto popular. Além disso, o jornal “The New York Times” estimava chance de vitória para ele acima de 95%.

Por isso, após agradecer a todo o público pelo apoio e pelos votos, Trump, ao lado da esposa, Melania, ressaltou que “esse foi o maior movimento político, nunca antes visto na história dessa país”.

Dessa maneira, o candidato republicano Donald Trump venceu a eleição para presidente dos Estados Unidos. A vitória confirmou-se após ele obter 276 cadeiras do Colégio Eleitoral, de um total necessário de 270 para garantir a vitória.

Especialistas descartam riscos de sanções dos EUA com Donald Trump eleito

Rubens Barbosa, ex-embaixador em Washington e presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Iricem), disse à Band FM que as relações diplomáticas e comerciais entre os Estados brasileiro e americano não devem mudar com uma eventual vitória de Trump.

“Mas, tal qual com Milei e Lula, haveria desencontros entre os dois presidentes”, ressaltou.

O ponto mais ansiado pela oposição com uma vitória de Trump trata da parceria entre o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), que tem feito de líderes da direita o alvo principal de perseguições. Mas, a nova administração americana endossaria críticas ao ativismo judicial. Além disso, daria a elas repercussão global. Tal qual foi a reação de Elon Musk, dono do X.

Sendo assim, a Natália Fingermann, professora de Relações Internacionais da ESPM, não prevê impactos imediatos nas relações entre Brasil e EUA caso Trump seja eleito, devido a numerosos interesses já consolidados entre os dois países.

 

Fonte: gazetadopovo