Você está visualizando atualmente SAN DIEGO: Dispositivo vestível que se enrola no dedo pode fazer monitoramento de saúde, diz estudo
Universidade da Califórnia inovou e construiu um dispositivo vestível, que enrola no dedo e monitora a saúde das pessoas. Foto: Reprodução/Universidade Catlifórnia

SAN DIEGO: Dispositivo vestível que se enrola no dedo pode fazer monitoramento de saúde, diz estudo

Dispositivo recebe energia e coleta dados do suor produzido nas pontas do dedo

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Diego (UC San Diego), nos Estados Unidos, desenvolveram um dispositivo vestível flexível que enrola no dedo e consegue fazer monitoramento de parâmetros de saúde — como glicose, vitaminas e até a presença de drogas.

A revista científica Nature Electronics publicou na terça-feira (3) os detalhes da pesquisa que criou o dispositivo.

A saber, o dispositivo recebe energia e coleta os dados do suor produzido nas pontas do dedo. No entanto, segundo um comunicado à imprensa, a região é uma das que mais gera suor no corpo.

Contudo, um polímero flexível e extensível compõe a construção do vestível, com componentes eletrônicos impressos em sua superfície.

Joseph Wang, professor da UC San Diego, afirmou que componentes de coleta e armazenamento de energia formam a base do dispositivo.

Joseph Wang, professor da UC San Diego e um dos autores do artigo, explica que “o dispositivo íntegra componentes de coleta e armazenamento de energia, múltiplos biossensores em um microcanal fluídico e o controlador eletrônico correspondente, tudo na ponta do dedo.

A saber, no dispositivo, um pequeno chip é capaz de processar a informação coletada pelos sensores e transmitir os dados por bluetooth. Contudo, a um aplicativo em smartphone ou computador.

Contudo, nos testes, participantes usaram o vestível durante o dia para monitorar níveis de glicose durante as refeições, níveis de lactato em sessões de trabalho ou exercícios e níveis de vitamina C enquanto tomavam suco de laranja.

Dispositivo vestível que enrola no dedo, pode se adaptar as diferentes tipos de necessidade

Em conclusão, os pesquisadores dizem que é possível adaptar o dispositivo às necessidades de cada pessoa, caso ela tenha problemas com drogas ou glicose.

Por fim, você está ansioso para o dispositivo vestível chegar no Brasil?

Fonte: CNN