A Câmara Municipal de Vigo quer pôr fim a prática de urinar no mar
A prefeitura de Vigo, na Galícia, norte da Espanha, publicou uma portaria em que estabelece uma multa de 750 euros (equivalente a R$ 4,1 mil) para quem fizer “evacuação fisiológica no mar ou na praia”. O documento cita o costume de banhistas de entrarem na água para urinar.
Segundo o canal Antena 3, a Câmara Municipal de Vigo quer pôr fim a prática de urinar no mar através dessa multa. A ação foi catalogada como infração aos regulamentos de saúde e higiene e aparece explicitamente no artigo 12 do regulamento da praia.
A prefeitura de Vigo não explicou como será a fiscalização e a identificação
A norma também se aplica em quem defecar na areia ou dentro da água. No entanto, a prefeitura de Vigo não explicou como se dará a fiscalização e a identificação para quem desrespeitar a regra.
O decreto também institui que a administração municipal “promoverá a instalação de sanitários públicos durante a alta temporada”.
A portaria também estabelece punições para o uso de sabão na água da praia, jogar qualquer resíduos na areia e utilizar churrasqueiras ou botijões de gás em todo o ambiente por sua natureza inflamável.
A foz do estuário de Vigo tem proteção das Ilhas Cíes
Vigo é uma cidade na costa noroeste de Espanha. Assim, a foz do estuário de Vigo está protegida pelas Ilhas Cíes. Elas fazem parte do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas. As Cíes são conhecidas pela sua rica avifauna. Bem como, pela praia de Rodas, em forma de lua crescente que liga as duas às ilhas.
Aliás, o centro histórico da cidade alberga a Concatedral de Vigo, de estilo neoclássico. Já o sítio arqueológico Castro de Vigo possui antigas casas reconstruídas.